Crea-PE participa de reunião de aproximação na Amupe para discutir pautas em comum

Objetivo é aproximar instituições para construir soluções conjuntas para os municípios do interior a partir da interlocução com as Engenharias, Agronomia e Geociências

Aproximações para a construção de soluções coletivas que possam proporcionar benefícios à população de todo o estado de Pernambuco a partir da interlocução com as Engenharias, Agronomia e Geociências têm pautado a agenda do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. Nesta terça-feira (27), Adriano participou de uma reunião com a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita do município de Serra Talhada, Márcia Conrado. Também participaram o presidente e a vice do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Sá Barreto e Maria Elizabeth Cacho, respectivamente.

No encontro, falaram sobre unir expertises para fortalecer o desenvolvimento dos municípios, realizar eventos e seminários para qualificar ainda mais a prestação dos serviços públicos que atravessam a construção civil no interior e pautas específicas que podem ganhar mais força com articulação conjunta, como o Movimento Transnordestina Já, capitaneado pelo Crea-PE.

Discutiram, ainda, a necessidade de elaboração de um Plano Diretor para os municípios e possibilidades de viabilizá-lo coletivamente; a importância de um Plano de Saneamento e sua execução; sobre a manutenção das Barragens e melhoria das rodovias que ligam o Estado, além do aperfeiçoamento dos editais e licitações dos municípios para que oportunizem uma maior participação de empresas locais. Para Adriano, há diversas pautas no âmbito estadual que podem ser mais acompanhadas e discutidas pelas três entidades conjuntamente. “São planos e projetos que tanto terão importância para a melhor qualidade de vida e desenvolvimento das cidades, como abre oportunidades de empregos de maneira muito rápida tanto para os profissionais das áreas regidas pelo Conselho e muitas outras”, defendeu.

A presidente da Amupe demonstrou interesse nessa maior aproximação com o Crea-PE e o Sinduscon-PE e detalhou o que já vem sendo tratado, em âmbito estadual e federal para beneficiar os municípios de Pernambuco. Ela também aproveitou a visita para convidar as duas entidades para participarem da próxima reunião da Assembleia da Associação, que será realizado no dia 11 de julho.