Centenário de Burle Marx é comemorado no Recife

Recife, 03 de agosto de 2009 – A cidade do Recife se prepara para as homenagens ao centenário do paisagista Burle Marx. Entre os festejos está o Circuito Burle Marx, que começa amanhã (4) e segue até o próximo dia 17. Na abertura do circuito, está programado o lançamento da cartilha “Os Jardins de Burle Marx no Recife”, no Salão Nobre do teatro de Santa Isabel.

Na pauta das comemorações, as escolas públicas e particulares irão visitar as praças projetadas pelo paisagista. Ainda dentro das ações de homenagens a Burle Marx, a Praça de Casa Forte será palco da Orquestra Sinfônica do Recife. O auditório do Crea-PE realiza, no próximo dia 12, plenária solene para entrega da comenda da ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego.

O coordenador da Câmara Permanente de Meio Ambiente do Crea-PE, Alexandre Queiroz, destacou a importância de se comemorar o centenário do paisagista e ainda ressaltou o grande legado que Burle Marx deixou para a Arquitetura e Urbanismo do Recife. Entre as contribuições do artista, destaca-se a construção dos primeiros jardins públicos do Brasil.

“Não podíamos deixar de comemorar uma data tão importante para o paisagismo brasileiro. O Crea-PE sente orgulho de poder participar tão ativamente das comemorações”, afirmou Alexandre Queiroz. Todo o circuito Burle Marx está sendo preparado pela Comissão Burle Marx, composta pela Prefeitura do Recife, Crea-PE, Laboratório de Paisagem, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB–PE), Instituto do Patrimônio nacional (Iphan) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Rui Gonçalves

ASC do Crea-PE