Clube de Engenharia debate papel do Dnocs em Pernambuco

O Clube de Engenharia de Pernambuco (CEP) promove, nesta sexta-feira (29), dentro do Seminário Permanente de Desenvolvimento, uma palestra sobre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O coordenador estadual do Dnocs, Antônio Kehrle, fará uma exposição sobre as ações do órgão, em Pernambuco. O encontro será, em um almoço adesão, às 12h30, no restaurante Catamarã, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Há mais de três anos, o Seminário Permanente de Desenvolvimento traz personalidades para debater assuntos de grande interesse para o crescimento de Pernambuco.

Histórico

Dentre os órgãos regionais, o Dnocs se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS através do Decreto 7.619 de 21 de outubro de 1909 editado pelo então Presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar a problemática do semi-árido. O DNOCS recebeu ainda em 1919 (Decreto 13.687), o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas – IFOCS antes de assumir sua denominação atual, que lhe foi conferida em 1945 (Decreto-Lei 8.846, de 28/12/1945), vindo a ser transformado em autarquia federal, através da Lei n° 4229, de 01/06/1963.