Crea-PE

Colégio de Presidentes avança na discussão sobre implantação do registro único

Iniciativa foi defendida pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, nessa terça-feira, na Reunião do CP, em Belo Horizonte (MG)

A 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes, iniciada nessa terça-feira (16), na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte, trouxe à mesa uma discussão crucial que moldará o futuro dos profissionais: a implantação do registro único. Esta proposta, amplamente debatida pelo colegiado, recebeu total respaldo do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena.

“Não podemos subestimar este avanço. A essência de nossos debates e do papel dos Creas regionais e do Confea é garantir o melhor serviço para o profissional, com máxima agilidade e eficiência. O registro único representa um ganho significativo, um caminho inevitável que devemos trilhar”, enfatizou o presidente Lucena, que esteve acompanhado do diretor Administrativo do Crea-PE, Ronaldo Borin.

Rosa Tenório, coordenadora do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-AL, também endossou a proposta. “Isso vai simplificar muito a vida dos profissionais que atuam em mais de um estado”, afirmou.

A iniciativa foi respaldada pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese, que destacou seu andamento atual. “A eliminação do visto profissional será uma consequência direta da implementação do registro único”, detalhou, enfatizando ainda que a padronização do serviço de ART está sendo priorizada no sistema.

Durante o primeiro dia do evento, os presidentes regionais e a equipe do Confea também discutiram temas como a ABNT Ilimitada, já em operação, e a Frente de Valorização Profissional, uma plataforma online que registra denúncias de editais e concursos que não respeitam o salário mínimo profissional ou ultrapassam as atribuições técnicas das vagas. Até o momento, foram registradas cerca de 1,2 mil denúncias. Além disso, foi apresentado o Sistema Integrado de Processos Éticos (Sipe), uma nova ferramenta baseada em Business Intelligence (BI), que coleta, organiza, analisa e compartilha informações para apoiar a tomada de decisões. O Sipe iniciará suas operações no início do segundo semestre.

Pular para o conteúdo