Colóquio Internacional debate Urbanismo e suas novas tendências

Recife, 11 de setembro de 2009 – Começa na próxima segunda-feira (14), o Colóquio Internacional Ano da França no Brasil, que irá debater entre outros assuntos as novas tendências imobiliárias no Brasil e acumulação urbana capitalista e o mercado imobiliário-turístico nas metrópoles nordestinas. A iniciativa é uma ação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) e do Núcleo de Gestão Urbana e Políticas Públicas (Nugepp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento segue até o dia 18 desse mês, sempre no Campus da Universidade.

O Colóquio tem como tema central “Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat. Olhares Cruzados Brasil – França” e será voltado para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Recife e demais áreas afins.

As inscrições podem ser feitas através de depósito bancário, no Banco do Brasil, Agência 4890-9, Conta Corrente 5469-0. O valor é de R$ 100,00 para professores, pesquisadores e profissionais e de R$ 50,00 para estudantes. O credenciamento será realizado no dia (14), a partir das 8h, no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC).

Programação DIA 14 (segunda-feira)

18h às 19h – Sessão Solene de Abertura

Local: Auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE

19h às 20h – Conferência de Abertura: A natureza da crise econômica e financeira atual, sua durabilidade plausível e algumas de suas consequências para vida cotidiana das grandes cidades e para o mercado imobiliário.

Prof. François Chesnais – Université de Paris XIII Villetaneuse

Debatedora: Profª Tânia Bacelar de Araújo

DIA 15 (terça-feira)

9h às 10h – Conferência: Novas tendências da produção imobiliária no Brasil

Profª. Ermínia Maricato – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Local: Auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE

10h às 12h30 – Mesa Redonda I: Acumulação urbana capitalista e o mercado imobiliário-turístico nas metrópoles nordestinas.

Prof. José Borzacchiello da Silva. PPGEO/Universidade Federal do Ceará

Prof.ªÂngela Ferreira – PPGAU/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof.ª Suely Ribeiro Leal – MDU/Universidade Federal de Pernambuco

14h às 17h – Sessão Temática I: Acumulação urbana capitalista e mercado imobiliário

DIA 16 (quarta-feira)

9h às 10h – Conferência: Acumulação urbana, segregação e conflitos socioespaciais

Profª. Ana Clara Torres Ribeiro – Ippur/Universidade Federal do Rio e Janeiro

Local: Auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas

10h às 12h30 – Mesa-redonda II: A segregação socioespacial e a apropriação dos espaços urbanos

Prof. Marcio Moraes Valença. PPGG. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Aécio Gomes de Matos – PPGS/Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Luis Amorim – MDU/Universidade Federal de Pernambuco

Local: Auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas

14h às 17h – Sessão Temática II: Gestão da Cidade Atores, Conflitos e Interesses.

Local: Miniauditório do CAC e Sala de aula do MDU

DIA 17 (quinta-feira) 9h às 10h – Conferência: Da anomia à pacificação; A vida nos grandes Conjuntos Habitacionais na França (HLM)

Prof. Emmanuel Jovelin – Institut Social Lille Vauban/Université Catholique de Lille

10h às 12h30 – Mesa-redonda III: Produção informal e social do habitat

Prof. Pedro Abramo – IPPUR/Universidade Federal do Rio e Janeiro

Prof.ª Norma Lacerda – MDU/Universidade Federal de Pernambuco

Prof. Luis de la Mora – MDU/Universidade Federal de Pernambuco

14h às 17h – Sessão Temática III: Produção informal e produção social do habitat

Local: Miniauditório do CAC e Sala de aula do MDU

18h às 20h – Conferência de Encerramento: A questão da habitação na França e as análises sobre as políticas nacionais e locais.

Prof. Jean- Claude Driant – Université Paris 12, Créteil

Local: Auditório Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE

DIA 18 (Sexta-feira) Visita às áreas representativas do fenômeno do habitat urbano na Região Metropolitana do Recife.

Mais informações (81) 2126.8311 www.propesq.ufpe.br/coloquio coloquiofrancabrasil.inscricoes@hotmail.com

Com Informações da Assessoria da UFPE