Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE realiza visita à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Igarassu

Articulação, feita pelo superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio, tem como objetivo dar continuidade às ações para garantir boas práticas nestes empreendimentos

Inspetores, superintendente, conselheiros e membros da Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE realizaram, na manhã desta quinta-feira (29), uma visita à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Ecoparque PE, localizada em Igarassu. A visita deu continuidade às ações de aproximação do Conselho com os CTs, em busca de construir diálogos que destaquem a importância da manutenção da operação adequada e segura nos aterros e CTRs do estado.

De acordo com o superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio, Pernambuco conta hoje com 23 aterros sanitários. Desses, apenas cinco já se transformaram em CTRs. De gestão 100% privada, o CTR Ecoparque PE recebe em média 1.400 toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, provenientes de 27 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) Norte e da Zona da Mata, numa área de aproximadamente 100 hectares. “É uma unidade de tratamento bastante tecnológica, que agrega também outras expertises das engenharias, com processos que vão até a geração de energia através do Biogás”, explicou.

A unidade possui aterro sanitário, unidade de triagem de materiais recicláveis e de Combustível Derivado de Resíduos (CDR), captação de biogás para produção de energia elétrica, unidade de tratamento de chorume e de tratamento de resíduos de construção civil (entulho). Além desses, a CTR Ecoparque PE possui ainda uma unidade de tratamento de resíduos perigosos (classe I), por muitos anos a única de todo o Nordeste.

A Comissão de Meio Ambiente do Crea-PE foi recebida pelo consultor e sócio da Ecoparque PE, Alexandre Menelau, que conduziu a visita às instalações do Ecoparque. Ele explicou todos os detalhes das operações, tirou dúvidas e conduziu a equipe por algumas áreas do território. Além do superintendente Bertrand Sampaio, também integraram a comitiva do Conselho, os conselheiros Luiz Borges, Thais Patu, Valdemir Barbosa e Pedro Paulo Fonseca, que também é vice-presidente do Crea-PE; o coordenador das inspetorias regionais, Plínio Sá e o inspetor do Crea em Goiana, Gabriel Pessoa.