Comissão do CEP define datas e municípios para os encontros

Recife, 12 de março de 2013

 

Às voltas com a organização de mais uma edição do evento, a Comissão do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) reunida, na quinta-feira (07) decidiu, alterar a data do CEP e definir os locais e as datas em que serão realizados os  encontros municipais e microrregionais que antecedem o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) que acontecerá no Recife, durante os dias 12 e 13 de julho.

De acordo com decisão dos membros da Comissão, o cronograma será o seguinte: O primeiro encontro acontecerá no município de Salgueiro no dia 18 de abril. Em Garanhuns, o segundo encontro, acontecerá no dia 25 de abril. Para o mês de maio, estão definidos os encontros nas cidades de Caruaru, Araripina e Petrolina, nos dias 16, 23 e 24, respectivamente.

As etapas, iniciais antecederão o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado a cada três anos. A oitava edição, que acontecerá este ano, será realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

As propostas que farão parte da edição de 2013 foram colhidas durante a realização da última Soea (69ª edição), em novembro de 2012 e servirão como base para o 8º CNP que terá como tema central “Marco legal, competência profissional para o desenvolvimento nacional”. A escolha do tema aconteceu a partir da tramitação na Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e posteriormente aprovado pelo plenário do Federal.

Após todo o processo nos Regionais, o Confea organizará o Congresso Nacional, que tem duas etapas, intercaladas por oitivas nos estados. Ao todo são três etapas. A primeira etapa do CNP ocorrerá em Gramado, em setembro, paralelamente à 70ª Soea. A segunda etapa são as oitivas – quando os delegados levam o conteúdo das discussões nacionais para seus estados para colherem as últimas contribuições. Depois a etapa conclusiva em Brasília. Para o 8º CNP estão sendo esperados aproximadamente 600 delegados e cerca 540 propostas resultantes dos congressos estaduais.

Em agosto, a equipe organizadora nacional sistematizará as propostas, unificando as que tiverem o mesmo caráter e dividindo-as entre os eixos temáticos. Para a última etapa deverão ser escolhidas 50 propostas para o desenvolvimento da área tecnológica nacional feitas por profissionais de todas as regiões do País.

A Comissão do CEP do Crea-PE é coordenada pelo engenheiro eletricista Plínio Rogério de Sá e tem como membros titulares a engenheira civil Eloisa Bastos Amorim de Moraes e a engenheira de pesca Claudia Fernanda da Fonseca de Oliveira. Como suplentes, o engenheiro civil Leonides Alves Neto; o engenheiro agrônomo Alexandre Paes Krause Gonçalves e o engenheiro eletricista Urbano Possidônio de Carvalho Neto.

 

 Dilma Moura

ASC do Crea-PE