Crea-PE

Comissão do Crea-PE visita mais uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR)

Dessa vez o local visitado será a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, localizada em Igarassu.

Com o objetivo de dar continuidade às ações que têm o objetivo de garantir a manutenção da operação adequada e segura nos 23 aterros sanitários do estado, uma comissão do Crea-PE formada por conselheiros membros da Comissão de Meio Ambiente, inspetores da regional do município do Paulista, gerência de Fiscalização, Superintendência e pelo presidente Adriano Lucena visita, na quinta-feira (29), às 10h, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Pernambuco, localizada em Igarassu.

De acordo com o superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio, a CTR Pernambuco recebe em média 1.400 toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, provenientes de 27 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) Norte e da Zona da Mata, numa área de aproximadamente 60 hectares. “Apesar do número de municípios ser maior do que os da CTR Candeias, a maioria é de pequeno porte sendo os de Olinda, Paulista, Camaragibe e Abreu Lima os maiores.

Em Igarassu, a unidade possui aterro sanitário, unidade de triagem de materiais recicláveis e de Combustível Derivado de Resíduos (CDR), captação de biogás para produção de energia elétrica, unidade de tratamento de chorume e de tratamento de resíduos de construção civil (entulho). Além desses, a CTR Pernambuco possui ainda uma unidade de tratamento de resíduos perigosos (classe I).

CTR Candeias

Na quarta-feira, 21 a comissão do Crea-PE visitou a CTR Candeias. Instalada numa área de 110 hectares, possui a mesma estrutura da CTR Pernambuco e recebe 4.500 toneladas/dia de resíduos sólidos provenientes de Fernando de Noronha e de mais seis municípios do estado. Do total de resíduos depositados no local, cerca de 60 a 65% vêm do Recife.

Pular para o conteúdo