Comitiva do Crea-PE marca presença no primeiro dia da 77ª SOEA

Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia começou nesta terça-feira (4), em Goiânia (GO) e vai até esta quinta-feira (6)

Uma troca de informações gigantesca. Assim classificou a 77ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agricultura de Goiás (Crea-GO), Lamartine Moreira Junior, anfitrião do evento. A sua fala marcou, na manhã desta terça-feira (4), a abertura deste encontro nacional, que volta a ser presencial, após três anos, em função da pandemia da Covid-19.

“Todos sintam-se em casa, a casa da engenharia”, pontuou o presidente do Crea-GO para uma plateia lotada de profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua, no Teatro Rio Vermelho. Mais de quatro mil profissionais passaram pelo primeiro dia da SOEA, que segue até esta quinta-feira (6). A cerimônia de abertura reuniu autoridades locais, lideranças, autoridades de classe e políticas nacionais e internacionais.

Uma solenidade marcada por uma pauta de inovação tecnológica, sustentabilidade e inclusão, contando com a participação de intérpretes de libras. “Temos a missão de renovar a visão sobre tecnologia e sustentabilidade. Um novo tempo começa hoje”, afirmou Lamartine Moreira Junior.

Para o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, que participou da cerimônia de cima do palco, na companhia dos presidentes dos conselhos regionais, autoridades e homenageados, a semana é um encontro de profissionais de todo o Brasil para que se possa entender o que está acontecendo em diversos estados. “Mas ao mesmo tempo, mostrar a nossa cultura, a nossa importância na engenharia, na agronomia e nas geociências”, pontuou Lucena.

O presidente do Crea-PE ainda destacou que a Semana da Engenharia é também espaço para, acima de tudo, mostrar as riquezas pernambucanas, seus rios, o povo tão forte e guerreiro como o pernambucano. “Mostrar, ao longo da história, nomes como de Joaquim Cardoso, Joaquim Correa, Jaime Gusmão, e nomes do presente como Tibério de Andrade, Alexandre Gusmão, na área da geotecnia, José Orlando, Maurício Pina e tantos outros. A engenharia sendo forte. A engenharia pernambucana mais uma vez presente na SOEA e também é um encontro para que a gente possa aglutinar a engenharia pernambucana nesse espaço. Tornarmos cada vez mais forte essa engenharia que é tão importante na vida de todos nós cidadãos pernambucanos”, reforçou Lucena.

Ainda na cerimónia de abertura, a participação do presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Fernando Bastos. Ele confirmou o trabalho conjunto que vem sendo feito com o Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea). “Temos um termo de reciprocidade de trabalho desde 2015 e estamos trabalhando para aprofundá-lo”, adiantou Bastos.

O presidente do Confea, Joel Krüger, rememorou os dias de campanha para deputado federal no Paraná nos últimos dias. “Acredito que ganhamos ao tirar a Engenharia do lugar comum. Quando se sai candidato, tem de ter muita coragem, e é por isso que cumprimento as lideranças do Sistema que se candidataram nessas eleições”, saudou Krüger.

Ao recapitular as realizações da gestão à frente do Conselho, o presidente destacou a implantação das eleições do Sistema pela internet, a instituição do Programa Fortalece, e o projeto de equidade de gênero. “As mulheres foram tiradas da invisibilidade dentro do Sistema, por meio do Programa Mulher e aproveito para homenagear as precursoras Zélia Santos (primeira presidente de Crea) e Carmem Eleonôra Amorim (primeira conselheira federal)”, finalizou Joel, arrancando aplauso de todos com a justa homenagem.

“O projeto da Soea em nosso estado foi idealizado por nós, há dois anos e quatro meses, e foi concretizado pelo presidente Lamartine Moreira Júnior, a quem agradeço”, saudou o presidente da Mútua, Francisco Almeida, destacando o sonho realizado, com muita resiliência. “Tinha que acontecer neste número angelical, 77, que representa consciência coletiva e iluminação. E é assim que nós vemos neste instante, a Engenharia iluminada em um evento com uma programação com profissionais palestrantes com a diferenciação de nosso Cerrado”, afirmou, ao citar o trabalho intenso dos bastidores, liderado pela Comissão Organizadora (ConSoea).

Almeida aproveitou para saudar os sete presidentes dos Creas e do Confea, como Joel Krüger, pela jornada como candidato a deputado federal. “A engenharia agradece a coragem de vocês em disponibilizar seus nomes para valorizar as nossas profissões, evidenciando as nossas demandas na Câmara Federal. Precisamos de engenheiros senadores, engenheiros deputados para nos representar”, propôs. Por fim, falou do sentimento de pertencimento da diretoria que assumiu a Mútua nacional para ampliar os benefícios aos associados e às entidades de classe, como Seguro Viagem, disponibilizado a 75% dos participantes do evento.

Neste ano, a delegação pernambucana está composta por pouco mais de 80 participantes incluindo conselheiros e inspetores regionais. Também irão os delegados eleitos no 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) que defenderão as propostas de Pernambuco no 11º CN), representantes do Colégio de Entidades Regionais (CDER), do Programa Mulher, do Crea-JR/PE. Na lista ainda estão colaboradores que terão a missão de trabalhar na infraestrutura do evento garantido.