Confea lança Movimento Anticorrupção na Engenharia

Brasília, 18 de fevereiro de 2010 – O Movimento Anticorrupção na Engenharia será lançado nesta segunda-feira (22/02), às 15h30, durante a 5ª edição do Encontro de Lideranças, em Brasília. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), que abrange mais de 800 mil profissionais e 200 mil empresas. O objetivo é, não apenas conscientizar as pessoas, mas propor medidas que levem ao aperfeiçoamento dos processos de contratação e fiscalização de obras e serviços na área tecnológica, aumentando a transparência no setor público e privado, aprimorando as leis e encorajando empresários e profissionais liberais a abrirem mão de práticas corruptas.

Dados da Transparência Internacional indicam que, atualmente, a perda devido à corrupção na Engenharia chega a U$ 5 trilhões em todo o mundo, o que corresponde a cerca de 10% dos projetos de infraestrutura. Por outro lado, segundo o Relatório Global de Corrupção 2009, empresas com programas de combate à corrupção e normas éticas sofrem até 50% menos corrupção e estão menos sujeitas a perder oportunidades de negócios.

Para aprofundar o tema, no mesmo dia (22), das 13h30 às 15h30, será apresentado o Painel “Combate à Corrupção no Brasil na Engenharia”. A discussão contará com a presença das seguintes autoridades: ministro da Controladoria-Geral da União; Jorge Hage; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior; diretor executivo da “Transparência Brasil”, Cláudio Abramo; presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão; presidente do Conselho Mundial dos Engenheiros Civis, Emílio Cólon; presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, José Alberto Vol; deputado federal Flávio Divino (PCdoB/MA); diretor técnico da Pini Serviços de Engenharia, Mário Sérgio Pini; e presidente da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, Sérgio Cavalieri.

Também constam da programação do 5º Encontro de Lideranças outros temas relevantes para o país como Política, Ética e Desenvolvimento; Plano Brasil 2022; Mudanças Climáticas, Execução de Obras Públicas e Copa de 2014. Para tratar desses assuntos, estão confirmadas as presenças dos ministros: da Educação, Fernando Haddad; da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães; do Meio Ambiente, Carlos Minc; do Esporte, Orlando Silva; e do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, entre outros.

Serviço: 5º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua

Período: 22 a 26 de fevereiro de 2010

Local: Hotel Nacional – Brasília/DF

Programação completa: acesse o site www.confea.org.br/publique/cgi