Confea participa do Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola

Brasília, 5 de agosto de 2009 –  Cerca de 600 profissionais e estudantes de todo o país estão reunidos nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) no XXXVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea). Até 6 de agosto, participarão de diversos painéis, com o objetivo de promover, estimular, aprimorar e divulgar estudos técnico-científicos, recomendar diretrizes para o ensino, a pesquisa e a política profissional na Engenharia Agrícola.O Sistema Confea/Crea está presente no evento, representado por entidades nacionais, pelo Crea-BA, pela Mútua-BA e por um estande do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Na abertura do Conbea, no dia 2 de agosto, o tema principal do evento, "Planejamento da bacia hidrográfica e o desenvolvimento da agricultura", despertou debates em torno dos desafios da Engenharia Agrícola nas áreas científica e tecnológica.

Outros temas discutidos durante o congresso são as construções rurais; a energia na agricultura; a engenharia de água e de solo; a mecanização agrícola; a geomática; e o saneamento e o controle ambiental.

O estande do Confea é um dos mais procurados pelos participantes. Nele, estão sendo colhidas assinaturas para a Campanha Ficha Limpa, que pretende aprovar uma lei de iniciativa popular contra a corrupção eleitoral.

Entre as autoridades presentes estão o chefe geral da Embrapa, Natoniel Franklin, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, o presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Marcos Folegatti, e o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (ABEAG), Valmor Pietsch, que representou o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo.

Organizam o congresso a Associação Brasileira de Engenharia, a Embrapa Semi-Árido, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Petrolina e a Universidade Federal do Vale São Francisco.

Assessoria de Comunicação do Confea