Confea realizará 1ª Reunião da Agronomia juntamente com o XXVIII CBA

Brasília, 02 de setembro de 2013

No último dia da  Sessão Plenária nº 1402ª, foram aprovados o escopo e as diretrizes da 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais da Agronomia. O evento será realizado em paralelo ao Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), em Cuiabá (MT), de 19 a 22 de novembro.

O evento consta da Decisão Plenária nº 0982/2013, que aprova o mérito do encontro, em nível nacional, englobando os profissionais e temas vinculados à Agronomia. De acordo com a decisão, a presidência da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) em conjunto com a Gerência de Comunicação do Confea (GCO) definirá o escopo e as diretrizes para realização do evento, devendo a Confederação apresentar ao Plenário as informações relativas ao andamento do evento, em cada uma das sessões plenárias do Confea, até a ocorrência do evento, em novembro.

Atualmente, existem mais de 167 mil profissionais da modalidade agronomia inscritos nos Sistema. A ideia é que a 1ª Reunião dos Conselheiros Federais, Regionais e Profissionais da Agronomia reúna conselheiros federais e estaduais para discutir temas específicos da Modalidade Agronomia. “Pela primeira vez na história reuniremos os conselheiros, responsáveis pela nossa legislação, e os profissionais para debaterem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), receituário agronômico, fiscalização no meio rural, entre outros temas relevantes”, ponderou o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT), João Dias Filho, responsável pelo evento que será realizado com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Segundo o presidente da AEA-MT, o objetivo do evento é proceder, conjuntamente, estudos e apontar providencias para o aperfeiçoamento e a aplicação da legislação que regulamenta o exercício profissional do Grupo Agronomia no País.

Metodologia
Os participantes serão divididos em três Grupos de Trabalho, pautados pelos seguintes temas: legislação, fiscalização e ética. Diariamente, os trabalhos serão precedidos de uma palestra de nivelamento, acerca do tema a ser desenvolvido pelos GTs.
Essa palestra será em comum com todo o público do XXVIII CBA. Cada grupo terá um presidente e um secretário para que ao final das Reuniões possamos ter um documento com as decisões dos participantes e no final levados a plenária Geral, para elaboração de agenda de ações prioritárias da modalidade Agronomia, com dez itens.

CBA
Em sua 28ª edição, o Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) neste ano vai debater a Segurança Alimentar e Nutricional. Dividido em eixos temáticos, o CBA debaterá temas como instrumento de agregação de valor e qualidade aos produtos da agricultura com foco na segurança alimentar e nutricional; risco do agronegócio com as responsabilidades sociais e legais; e políticas públicas e privadas no Brasil em segurança alimentar e nutricional. Além disso, está programada a conferência “Os desafios estratégicos do Brasil em segurança alimentar e nutricional”.

O evento é realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e pelo Confea. Tem o apoio do Conselho Regional de Mato Grosso (Crea-MT), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), entre outras instituições do setor agronômico. Acesse o site oficial do evento e faça sua inscrição. Mais informações pelo e-mail  cba2013@aeamt.org.br ou pelo telefone (65) 3028-6648.

Equipe de Comunicação do Confea