Crea-PE

Conselho lança o Crea Fit, um programa para promover o bem-estar dos seus colaboradores

Primeira ação do projeto acontece nesta sexta-feira (28) com a palestra “Importância da atividade física para qualidade de vida das pessoas”, às 11h, no auditório da sede

A pandemia do novo Coronavírus acendeu um alerta para os brasileiros sobre a necessidade de um estilo de vida mais saudável. Se por um lado a busca por boas práticas com a saúde cresceu, os hábitos e qualidade de vida pioraram durante este período. Para orientar nas melhores escolhas para uma vida saudável, o Crea-PE criou o programa Crea Fit. A ideia é apontar não só as melhores escolhas, mas principalmente incentivar os bons hábitos.

A primeira ação do programa acontece nesta sexta-feira (28), com a palestra “Importância da atividade física para qualidade de vida das pessoas”, ministrada pela médica especialista em saúde da família Luciana Carvalho, que também tem especialidade em dor e acupuntura, além de pós-graduação em Medicina Esportiva.

O evento acontece das 11h às 11h45, no auditório da sede do Crea-PE. Luciana Carvalho adianta que o tom da palestra será uma comparação do corpo humano com uma máquina. Dos cuidados necessários para o bom funcionamento do equipamento, desde a escolha por uma boa alimentação até a prática de uma atividade física, principalmente.

“No auge do isolamento social, as pessoas não conseguiram praticar nenhuma atividade física e isso interferiu na sua qualidade de vida, com ganho de peso. Agora, com a flexibilização, muitas academias estão abrindo em função da procura”, observa Luciana Carvalho.

Na sua apresentação, a médica vai orientar sobre as práticas esportivas, os aspectos cardiorrespiratórios, obesidade. Após sua explanação, Luciana Carvalho vai abrir um espaço de perguntas para as dúvidas dos participantes sobre o tema.

Além desta palestra, o programa Crea Fit vai promover uma série de encontros todos voltados para temas de bem-estar e saúde dos seus colaboradores. Serão abordados assuntos como nutrição, passando pela alimentação saudável até a saúde emocional.

O Crea Fit está dentro do Programa 8S, adotado pelo Crea-PE em abril do ano passado, com o objetivo de mudar o comportamento dos colaboradores, principalmente no combate a desperdícios e com foco na conscientização. 8S – que tem origem no Japão – está dividido em oito segmentos: Shikari Yaro (senso de determinação e união), Shido (senso de treinamento), Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde e bem-estar), Shitsuke (senso de autodisciplina) e Setsuyaku (senso de economia).

O Crea Fit entra exatamente no eixo de saúde e bem-estar. O coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão, Florêncio Absalão, responsável pela implantação do 8S no Crea-PE, lembra que é possível avaliar o desempenho dos participantes porque o programa passa por auditorias, contabilizando e os resultados alcançados.

O Crea Fit vai contar com a estratégia de gameficação, com indicadores das atividades realizadas pelos colaboradores. A participação nestas atividades rendem pontos aos participantes, que serão somados. Ao final do ano, o somatório das pontuações vai resultar numa premiação aos três primeiros melhores colocados no ranking, com direito a brindes.

Como vai funcionar a pontuação? Antes de tudo, o colaborador precisa preencher a ficha de inscrição no Crea Fit, que pode ser acessada clicando aqui. Nela, além da adesão ao programa, você precisa incluir o atestado médico liberando para atividades físicas. Sim, porque o Crea Fit vai contabilizar toda e qualquer atividade física que você já faça e venha a fazer.

Depois de inscrito, o próximo passo será baixar no seu celular o aplicativo gratuito Under Armour Map My Fitness, disponível para Androd (neste link) e IOS (neste link). Com o app instalado, é preciso fazer o cadastro, colocando seus dados e e-mail. A cada atividade física que você faça e registre no aplicativo, pontos são somados para você. Vale desde caminhada, crossfit, academia, natação, corrida, pedalada, futebol, vôlei.

A ideia é contabilizar o que você já faz na sua rotina e para quem não faz incentivar a prática de atividade física. Se você é do tipo que precisa de encorajamento, por que não cria um grupo de atividade? Marca com os amigos ou colegas de trabalho para fazerem uma atividade que gostem. Além de se exercitar, ainda marca pontos no Crea Fit.

Vale ressaltar que a presença nas palestras também vai render pontos. Os gestores de suas áreas também terão um papel fundamental no incentivo à participação nas atividades do programa. Tem algum assunto de seu interesse para seu bem-estar e que gostaria que fosse tema de uma palestra ou de alguma atividade? Manda sugestão para o e-mail creafit@creape.org.br. Todas as sugestões serão muito bem-vindas.

Skip to content