Crea Convida apresenta as perspectivas para a construção civil em 2022

Programa desta terça-feira (22) será com o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e com o empresário do setor de construção, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Victor Tavares Pessoa de Melo

As projeções para a construção civil em 2022 não são muito animadoras. Logo em janeiro, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP) endossaram os prognósticos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê um crescimento de apenas 2% para o PIB (soma de todos os bens e serviços finais produzidos) setorial neste ano.

Ao contrário do desempenho do setor em 2021, que mesmo enfrentando o segundo ano da pandemia do Novo Coronavírus, quando registrou um aumento de 8% comparado a 2020. Há uma avaliação no mercado que diz que quando a construção civil vai bem, o Brasil vai bem. A justificativa é feita com os números. O setor responde por 6,2% do PIB do País e o mercado de construção civil representa 34% do total da indústria brasileira.

Diante de tanto impacto para o crescimento do País e com as projeções nada favoráveis, como enfrentar esse cenário para 2022? Para falar sobre o assunto, o Crea Convida desta terça-feira (22) traz o tema “Uma conversa sobre as perspectivas do mercado da construção civil em 2022”. O encontro reúne o engenheiro civil e presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, e o engenheiro civil e de segurança do trabalho Victor Tavares Pessoa de Melo neste debate.

Lucena trará o olhar mais institucional, enquanto presidente do Conselho que reúne os profissionais e empresas responsáveis pelo setor da construção civil. Na outra ponta, para apresentar a visão mais empresarial, Victor Tavares, que apresentará sua experiência enquanto empresário e sócio da Concrepoxi Engenharia e da Concrepoxi Indústria e Comércio de Artefatos de Concreto sobre o mercado.

O engenheiro e empresário avalia que a pandemia, logo no início, foi gatilho para mudanças de algumas rotinas de trabalhos. “Foi o momento de se reinventar, refletir sobre a estrutura de cada empresa, onde pode apertar para aumentar produtividade e reduzir despesas”, avalia Tavares, destacando que “sempre que surge uma dificuldade a gente tem que ter esse espírito de mutação”.

Aliada a todas as mudanças de rotina e ajustes, o mercado ainda teve que lidar com a escassez de insumos e aumento de preços, quando precisou rever contratos com clientes e colaboradores. “Passado esse momento crítico, a gente nota que há uma procura muito grande por incremento de mão de obra especializada, mão de obra operacional. Acho que a gente vive um bom momento, apesar de ser muito refém do momento político”, atesta Tavares.

Tanto Lucena quanto Tavares vão falar das possibilidades, oportunidades e possíveis saídas para a retomada do crescimento em 2022. Principalmente quando a vacinação vem conseguindo atingir boa parte da população e conduzindo o cenário para o pós-pandemia, com retomada das atividades e reestruturação da economia.

O Crea Convida será transmitido a partir das 19h, ao vivo pela TV Crea-PE, pelo YouTube. Depois da apresentação dos palestrantes será aberto um espaço para perguntas e sugestões sobre o tema com os participantes presentes na live.