Crea Convida debate o impacto dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento em Pernambuco, nesta terça-feira (15)

Serão destinados R$ 91,9 bilhões para o Estado e o presidente Adriano Lucena vai discutir com o secretário de Infraestrutura Evandro Avelar a destinação destes recursos

Quatro dias após o Governo Federal lançar a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na última sexta-feira (11), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) entra em campo para debater o impacto destes investimentos em Pernambuco. Principalmente a repercussão para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências. A pauta é o destaque o Crea Convida desta terça-feira (15), quando o presidente Adriano Lucena comandará um bate-papo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, o também engenheiro civil, Evandro Avelar.

O programa, num formato de roda de conversa, vai debater como serão aplicados estes investimentos no Estado. Serão destinados R$ 91,9 bilhões para obras em Pernambuco. O projeto prevê a retomada de projetos, como a Refinaria Abreu e Lima, além de novas construções, a exemplo do ramal Salgueiro-Porto de Suape da Ferrovia Transnordestina.

“O Crea é uma instituição com um papel relevante na fiscalização dos profissionais na execução dos seus projetos. Mas atualmente o Crea vem discutindo temas prioritários para o desenvolvimento do Estado”, atesta Evandro Avelar. O secretário avalia que o fato do Conselho pernambucano já se colocar na pauta de discussão do impacto de um programa grandioso, anunciado há poucos dias, é de extrema importância.

“A proposta de debate do Crea tem alta relevância neste momento em que foram anunciados investimentos importantes para Pernambuco”, destaca o secretário de Infraestrutura, observando que o Estado vem de um período de baixos investimentos. A nova edição do PAC prevê um investimento total na casa dos R$ 371 bilhões em todo o País.

“Estamos propondo um debate direto da engenharia. O propósito é questionar como será usado esse dinheiro no Estado e como o Crea pode contribuir para que os investimentos tenham na base a boa engenharia, agronomia e geociências”, adianta Adriano Lucena. Ele afirma que será questionado ao secretário quais os projetos receberão os recursos e qual a pauta de investimentos do Governo do Estado para Pernambuco.

Um debate como este envolve toda a engenharia, agronomia e geociências. A participação e contribuição de todos e todas para a construção de um cronograma de ações é de interesse dos profissionais e da sociedade civil.

Marque na agenda: terça-feira (15), a partir das 19h, o Crea Convida. O programa será transmitido pela TV Crea-PE, no YouTube. Será aberto espaço para interação dos participantes presentes na live, com contribuições e perguntas sobre o tema no chat do YouTube.

Contamos com suas contribuições. O Crea-PE é mais forte com a participação de todos e todos.