Crea Convida desta terça (29) comemora os 40 anos do prédio da sede do Conselho

Debate vai abordar um diálogo entre o passado e futuro acerca do projeto, com transmissão a partir das 19h pela TV Crea-PE, no YouTube

Avenida Agamenon Magalhães, número 2978, bairro do Espinheiro, no Recife. Há 40 anos este endereço abriga a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). A entidade ganhava seu prédio próprio, no coração da principal avenida, que conecta a cidade da zona norte à zona sul, sendo um dos mais importantes corredores de circulação do Recife.

A localização foi um dos primeiros diferenciais da sede do Crea aos profissionais. “Tinha até estacionamento”, lembra com euforia o geólogo Christino Pereira de Lyra Sobrinho, vice-presidente do Crea-PE à época da inauguração do prédio, no dia 29 de março de 1982. O geólogo, junto com os arquitetos Henrique Marques Lins e Jerônimo da Cunha Lima Filho, além do engenheiro civil Sérgio Dias, participam do Crea Convida desta terça-feira (29).

O programa semanal do Crea traz como tema “40 anos de história do prédio sede do Crea-PE, um diálogo entre o passado e o futuro”, dentro de uma série de homenagens pelo aniversário das 4 décadas de sede própria. O projeto arquitetônico é classificado de retrofit e mantém sua concepção até os dias de hoje.

À época que foi erguido, o prédio trazia a solidez do concreto e vigas da importância do Conselho para seus profissionais, além das contribuições que a engenharia, agronomia, geociências e arquitetura – que fazia parte da entidade de classe – para a sociedade e desenvolvimento do Estado. A sede surgia no período em que a arquitetura passava por uma fase minimalista, quando o design assinado começou a ser difundido no Brasil.

O encontro da terça-feira vai trazer histórias sobre a época da sua construção, além de traçar um cenário do período. Destacará ainda as influências que impactaram no projeto, que foi conduzido pela Construtora Queiroz Galvão. Em paralelo, será feito um contraponto: se o projeto da sede foi feito nos dias de hoje, como seria? Quais as novidades tecnológicas e de sustentabilidade que seriam implantadas?

Depois da apresentação dos palestrantes, é aberto um espaço para perguntas dos internautas que estiverem acompanhando a transmissão pela TV Crea-PE. É a oportunidade de saber da história da sede que abriga o Conselho de profissionais.

O Crea Convida é um programa semanal, que vai ao ar às terças-feiras, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube. É um espaço que debate temas importantes para a engenharia, agronomia e geociências, com impactos na sociedade.