Crea Pernambuco marca presença na colação de grau de alunos de engenharia da Unifavip Caruaru

Foram anos de muito estudo e dedicação. Preocupação com provas, seminários e atividades, mas enfim o momento pelo qual os 60 alunos de engenharia da Unifavip Caruaru tanto esperavam chegou, nessa quinta-feira (24), no Centro de Convenções do Senac de Caruaru. Entendendo que a colação de grau é um momento de grande importância para esses novos profissionais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco esteve presente na solenidade representado pelo presidente Adriano Lucena; o vice-presidente, Stênio Cuentro; o inspetor do Crea em Caruaru, Charles Freitas e Bruno Lagos, conselheiro do Crea Pernambuco e vice-presidente da Abenc-PE.

Diante de familiares, amigos e professores do curso, os novos profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Controle e Automação receberam seus respectivos diplomas. Segundo o presidente do Crea Pernambuco, Adriano Lucena, a chegada dos profissionais recém-formados promove a renovação da engenharia. “É uma alegria enorme receber os jovens, com entusiasmo, com bastante disposição para construirmos o Crea que eles acreditam. Um Crea com a rebeldia da juventude, com inteligência e tecnologia. Esse Crea recebe os novos (as) engenheiros (as) de braços abertos, para podermos mostrar que a engenharia é para todos nós e que transforma as nossas vidas, a vida da sociedade. Uma engenharia que se faça no local, em Caruaru e região”, resumiu Adriano Lucena.

Edimiley Nawany foi a oradora dos cursos de engenharia da Unifavip Caruaru

Todo o esforço dos recém-formados foi personificado pela oradora dos cursos de engenharia, Edimiley Nawany. A força de vontade para obter o diploma de nível superior foi o combustível para que ela enfrentasse diariamente, uma viagem de 120 km (ida e volta) para as aulas presenciais. A engenheira química moradora do município de Catende, distante 60km de Caruaru, agora inicia uma nova vida. “Era um dia bastante aguardado por mim. Foi maravilhoso poder colar grau e espero que seja o início de uma nova vida. Para mim e para meus colegas, desejo que seja uma caminhada de sucesso, agora como profissional. Afinal foram cinco anos me dedicando ao curso para chegar até aqui”, contou Edimiley Nawany. A engenheira química também não escondeu a satisfação ao ter recebido representantes do Crea Pernambuco num momento tão especial quanto o início da carreira na engenharia. “Ficamos felizes em ter recebido o presidente do Crea Pernambuco na nossa colação de grau, nos deram palavras de encorajamento e força para seguirmos”, completou.

Receber o Conselho de classe na colação de grau dá confiança aos recém-formados, avaliam gestores

O recebimento do diploma é apenas o início de uma vida cercada de desafios. As palavras de incentivo dos profissionais que já estão ha décadas no mercado é crucial para que os jovens engenheiros consigam superar esses obstáculos. “A participação do Crea-PE na colação de grau desses novos engenheiros traz uma maior segurança para que eles possam desenvolver as suas funções e proporcionar o desenvolvimento econômico e social, processos que estão diretamente relacionados com as áreas da engenharia”, avalia o pró-reitor acadêmico da Unifavip, Jônatas Elim. Opinião também endossada pelo reitor da instituição, Diego Cunha. “Na tarde de hoje nós tivemos a oportunidade de contar com o Crea Pernambuco na cerimônia de colação de grau de novos engenheiros. É de fundamental importância que a academia e o profissional andem de mãos dadas, fazendo com que o egresso recém-formado seja devidamente recebido e instruído pelo seu conselho de classe”, completou.

A cerimônia de colação de grau dos estudantes de engenharia da Unifavip Caruaru representou mais uma renovação da engenharia em Pernambuco. A solenidade ainda consegue despertar emoção para quem esteve presente em outros momentos do gênero. “É uma emoção muito grande de ver a alegria, a felicidade desses jovens chegando ao fim de uma jornada árdua. É preciso estudar muito para chegar até aqui e quando você vê novos alunos aqui colando grau, é de emocionar. A tarefa da instituição de ensino, em formar esses novos profissionais, está cumprida. Agora cabe ao Crea Pernambuco cuidar dos engenheiros e engenheiras que saem daqui”, enfatizou o vice-presidente do Crea Pernambuco, Stênio Cuentro.