Crea-PE

Crea Convida desta terça-feira (13) vai trazer “Tudo que você precisa saber sobre revisão de aposentadoria para engenheiros”

Programa será transmitido ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h, e terá como palestrante Gabriel Guaraná, advogado especialista em Direito Previdenciário

Que engenheiros são bons de cálculos isso não há como negar. Mas eles sabem fazer as contas quando o assunto é Regime Geral de Previdência Social, regido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Brincadeira à parte, o assunto vai bem além dos números. Abrange um conjunto de regras e detalhes que podem atrapalhar hora do cálculo da aposentadoria. E estas “ciladas” do sistema podem custar realmente caro e reduzir o valor do benefício. Um conteúdo importante para o futuro de seus profissionais e que o Crea Convida traz para o programa da próxima terça-feira (13), com o tema: “Tudo que você precisa saber sobre revisão de aposentadoria para engenheiros”.

O assunto será apresentado por Gabriel Guaraná, advogado especialista em Direito Previdenciário. Ele é coordenador adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário em Pernambuco e sócio do escritório Stuppello Guaraná e Azevedo Advogados, com especialização em Direito Previdenciário. “Está muito em voga a revisão da vida toda. Vou abordar essa questão na minha apresentação, bem como a revisão por tempo de serviço”, adianta Guaraná.

Também participa do encontro o engenheiro eletricista Robstaine Saraiva, ex-diretor da Fachesf e conselheiro do Crea-PE, como debatedor. Saraiva vai lançar mão de toda sua expertise à frente da Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social, a Fachesf, para trazer questões como o complemento da aposentadoria, via previdência complementar. “Passar a mensagem de que quanto mais cedo isso é planejado, melhores são as condições para uma aposentadoria mais tranquila”, pontua o conselheiro do Crea-PE.

Planejamento e conhecimento que vem faltando aos engenheiros. Gabriel Guaraná explica que seu escritório já recebeu diversos casos de engenheiros que se aposentaram recebendo menos do que tinha direito. Uma situação que aconteceu com o próprio sogro do advogado. “Soube que ele estava dando entrada na aposentadoria, mas não pediu minha ajuda. Depois que se aposentou, pedi para ver o processo e percebi erro no cálculo. Pedimos revisão”, conta Guaraná, destacando que o benefício, na época, saiu de R$ 3,5 mil para R$ 5 mil.

O advogado frisa que a revisão do benefício só pode ser solicitada para quem se aposentou há menos de 10 anos. Outro detalhe importante: a sua apresentação vai fazer o recorte para o regime da previdência social pelo INSS, sem entrar em detalhes dos regimes próprios, por ampliar muito as regras e não conseguir detalhar as informações para este público.

O Crea Convida desta terça-feira será no formato online, com transmissão ao vivo pela TV Crea-PE, no YouTube, a partir das 19h. Depois da apresentação dos palestrantes, será aberto um espaço para interação com os participantes da live. Será possível fazer comentários e perguntas sobre o tema pelo chat do canal do Crea-PE.

 

Skip to content