Crea-PE realizará curso gratuito Orçamento com o Uso de Ferramentas BIM em Palmares

Qualificação é para os profissionais registrados no Conselho e acontece entre os dias 28 e 30 de julho, com certificado de participação

Qualificar o profissional e atualizá-lo para o mercado é uma das apostas da atual gestão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Tanto é que o programa Crea Qualifica vem realizando uma série de cursos gratuitos e com certificação para os profissionais registrados no Conselho. Agora é a vez de Palmares receber o Curso de Orçamento com o Uso de Ferramentas BIM, que acontecerá de 28 a 30 de julho.

Os profissionais interessados em participar precisam preencher a ficha de inscrição, via Google Forms, que pode ser acessada no QR Code do card acima ou clicando aqui. Quando é feita a inscrição, o Crea-PE checa dois detalhes para validação, obedecendo a ordem de inscritos. O primeiro é se o profissional está registrado no Conselho. O segundo é se está adimplente. O profissional receberá um e-mail confirmando a participação ou avisando que não é possível validar a inscrição, explicando o motivo.

O uso da ferramenta BIM vem sendo tema de cursos realizados pelo Crea, atendendo às solicitações dos próprios profissionais. Petrolina foi o primeiro local a receber o curso Introdução ao BIM, em novembro de 2022. Caruaru, Vitória de Santo Antão e Floresta foram os seguintes destinos, no ano passado. Entre os temas abordados: Usos BIM, Normas BIM ABNT e ISO 19.650, Integração de projeto, colaboração e interoperabilidade BIM e Implantação/ implementação BIM – PIB, PEB, BIM Mandate.

O BIM é uma ferramenta de elaboração de projetos, com modelo 3D, associada à inovação. É tida como uma mudança de cultura e de prática da construção, por exemplo. É uma modelagem que atualiza o jeito de fazer e pensar nos projetos, e em suas soluções. O modelo é realidade nos principais países da Europa, das Américas e da Ásia. No Brasil, o uso do BIM é crescente e peça fundamental para a sobrevivência na indústria da construção. O Governo do Estado e órgãos públicos, por exemplo, já exigem o BIM em seus contratos.

O curso em Palmares acontecerá no Centro Municipal Profissional Professor Douglas Miranda Marques, que fica na Rua José Rudival de Aragão, 26622, Bairro Centro, por trás do Polo Comercial da Sulanca. Serão 20 horas aulas no total, distribuídas da seguinte forma: dia 28, das 18h às 22h, e nos dias 29 e 30, das 8 às 13h e das 14h às 17h. Pela programação, serão abordados temas como definição e características de orçamento; como se forma o orçamento e erros comuns; BDI, encargos sociais e complementares; orçamento em BIM e software; análise do projeto no Revit; orçamentação (Orçafascio WEB, Primus IFC) – cadastro, banco de dados, EAP; e estrutura Analítica do projeto (EAP).