Crea Convida promove um tira dúvidas sobre CATs e ARTs

Falta de orientação é um dos principais motivos para preenchimento incorreto e atraso na entrega de documentos

Seis de cada 10 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) são devolvidas por erros gerados pela falta de orientação dos solicitantes. Um percentual alto que o Crea-PE vem em franco desempenho para reduzir este número. Para isso, lança mão de campanhas de disseminação de informação direcionadas aos profissionais nas solicitações das ARTs e também das Certidões de Acervo Técnico (CATs).

Tanto é que o Crea Convida desta terça-feira (23) será um verdadeiro “aulão”, um tira dúvidas dos profissionais na solicitação de tais documentos. Com o tema “Como evitar os erros de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Certidão de Acervo Técnico (CAT)”, o assunto será abordado pela engenheira agrônoma e gerente da Gerência de Atendimento, Registro e Cadastro do Crea-PE, Liliana Ramos; e pela engenheira civil e assistente técnica do Crea-PE, Elck Castro.

A pauta de ARTs e CATs é uma constante para o Crea, já que são assuntos de total interesse dos seus profissionais. Só para ter ideia, o Conselho lançou, em junho deste ano, dentro da Campanha Erro Zero, a redução no prazo de emissão da CATs. Caiu à metade o tempo para a entrega do documento indispensável para a participação na execução de obras públicas. Desde 23 de junho, o Conselho entrega as certidões em até 10 dias úteis.

Ainda como parte da Campanha Erro Zero, foram lançados dois tutoriais mostrando o passo a passo do preenchimento correto tanto de CAT quanto de ART. São dois vídeos que explicam detalhadamente o passo a passo para reduzir as chances de erro. Onde clicar, o que selecionar e como preencher, em todas as etapas. Desde o local onde começa até a emissão do boleto. Eles podem ser assistidos na TV Crea-PE, no YouTube, clicando aqui para ver o tutorial de preenchimento de ARTs e aqui para o de CATs.

Também foi feito um apanhado dos 10 maiores erros cometidos no preenchimento das CATs e das ARTs. Quer saber quais são? Para saber o ranking completo dos erros das CATs, clique aqui. No caso das ARTs, basta clicar aqui. As listas ajudam na hora do preenchimento e solicitação. Mostra aos profissionais onde tomar mais cuidado ao prestar as informações.

No caso da ART, primeiro lugar entre os erros mais cometidos foi das atribuições divergentes da modalidade profissional. Como a ART é a comprovação da capacidade técnica-profissional para a atividade a ser realizada, é essencial que as atribuições sejam exatas para exercer a modalidade profissional.

E adivinha qual o maior erro cometido no preenchimento das CATs? O campeão do ranking é o atestado com atividade divergente da ART. A anotação técnica é o documento que vem antes da certidão. Ele é que diz que aquela atividade pode ser realizada por aquele profissional. Ela serve para o profissional montar seu acervo técnico. A ART é base para a emissão das CATs. Se tiver problema nela, terá problema para a emissão da certidão.

O Crea também promoveu workshops gratuitos para tirar dúvidas dos profissionais, a exemplo do que aconteceu em agosto passado, no formato presencial, em parceria com Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), direcionado para os profissionais ligados ao sindicato. E também em parceria Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de Pernambuco (Sinaenco-PE), em junho passado, transmitido pela TV Crea-PE.

Para lembrar, a ART é obrigatória para obras e serviços sujeitos à fiscalização do Sistema Confea/Crea. Para o profissional, o registro da ART garante a formalização do respectivo acervo técnico, que possui fundamental importância no mercado de trabalho para comprovação de sua capacidade técnico-profissional. Já a CAT, é o instrumento que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a ART pelas atividades consignadas no acervo técnico do profissional.

O Crea Convida desta terça, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, é uma excelente oportunidade dos profissionais tirarem dúvidas sobre as solicitações destes documentos. Isso porque, depois da palestra, é aberto um espaço para perguntas aos participantes por quem estiver acompanhando a live.