Crea-PE

Crea Desenvolve abre inscrições para sua primeira edição, em Santa Cruz do Capibaribe

Evento vai reunir especialistas e profissionais para discutir propostas das engenharias, agronomia e geociências para o fortalecimento da região; o evento acontece nos dias 26 e 27 de outubro e para participar basta realizar inscrição online gratuitamente

O Crea-PE vai realizar a primeira edição do projeto Crea Desenvolve no município de Santa Cruz do Capibaribe nos dias 26 e 27 de outubro na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos. A iniciativa promoverá o debate com atores regionais para a construção de propostas para o fortalecimento dos polos de desenvolvimento de Pernambuco a partir da contribuição das atividades das engenharias, da agronomia e das geociências. Na ocasião será debatida a indústria da confecção, bastante presente no Agreste do Estado. O evento acontece na Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos e para participar basta realizar gratuitamente a inscrição aqui.

No primeiro dia, o pós-doutor em transporte de poluentes emergentes em solos pela universidade Joseph Fourier (França) Alex Souza Moraes vai ministrar a palestra “Desafios para o desenvolvimento sustentável das atividades industriais e de construção civil no polo Têxtil do Agreste de Pernambuco”. Na sequência serão definidos temas e grupos de trabalho para apresentação de propostas no dia seguinte. Ao final, será elaborado um documento que poderá auxiliar nas decisões do poder público e da iniciativa privada, além de contribuir com a consciência da sociedade a respeito das necessidades da região.

O Crea Desenvolve pretende reunir profissionais das engenharias, agronomia e geociências no evento, além de demais interessados na indústria de confecção. A ocasião será uma excelente oportunidade para debater os limites e potencialidades para o pleno desenvolvimento do setor: os processos de produção em caldeiras por meio da utilização de biomassa florestal energética e seus impactos na caatinga e nos recursos hídricos; as necessidades da indústria da construção civil; agricultura; etc..

Estamos ansiosos para o lançamento deste projeto que tem tudo para dar certo. Queremos estimular o debate e atrair os atores regionais para esta construção coletiva de soluções para os polos de desenvolvimento de Pernambuco com um olhar especial para a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural. As engenharias, agronomia e geociências se colocam à disposição das cidades para fazer o que for possível com o conjunto de suas técnicas e saberes”, disse Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.

A coordenação do Crea Desenvolve em Santa Cruz do Capibaribe é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Pernambuco (Abes-PE) e a Associação dos Geólogos de Pernambuco (AGP).

Crea Desenvolve em Santa Cruz do Capibaribe – Indústria de confecção

Quando: 26 e 27 de outubro
Inscrições: Online e gratuitas aqui
Onde: Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, Av. Miguel Arraes De Alencar, s/n, Cruz Alta, Santa Cruz do Capibaribe.

 

Confira a programação completa:

Terça-feira (26)

18h30 Credenciamento e coffee break
19h      Abertura
19h15 Objetivo e dinâmica do Crea Desenvolve
19h30 Palestra Desafios para o desenvolvimento sustentável das industriais da construção civil e das confecções do Agreste de Pernambuco, com o Prof. Dr. Alex Souza Moraes – UFRPE
20h10 Definição dos temas
20h40 Definição dos participantes de cada grupo
21h      Encerramento

Quarta-feira (27)

8h       Trabalho em grupos
10h     Intervalo
10h10 Trabalho em grupos
12h     Construção e apresentação de propostas
12h30 Intervalo para almoço
13h30 Plenária para apresentação e debate dos trabalhos
15h30 Intervalo
15h40 Debate e definição das proposições do Crea Desenvolve
17h      Elaboração do documento final
17h20 Leitura e aclamação da Carta do Crea Desenvolve de Santa Cruz do Capibaribe
17h30 Encerramento

Pular para o conteúdo