Adriano Lucena recebe o deputado federal Fernando Monteiro

Parlamentar pernambucano veio convocar o Crea para mudança de leis que contribuam para a melhoria da sociedade e colocou-se à disposição para viabilizar alterações

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu na manhã desta segunda-feira (18) o deputado federal pernambucano Fernando Monteiro (Progressistas). A visita foi acompanhada pelo superintendente de Gestão do Conselho, Marcos André , por Ermes Costa, chefe de gabinete e pelo superintendente técnico, Nielsen Christianni. Monteiro veio em busca do apoio do Crea para ajustes de leis que viabilizem projetos que beneficiem a sociedade.

“Primeiro eu quero agradecer a oportunidade de poder vir aqui no Crea. É importante o Crea estar junto da sociedade e vim me colocar à disposição para a construção deste caminho. Tem algumas leis que precisam ser modificadas e o Crea é fundamental na mudança delas”, destaca Monteiro.

Lucena afirma que o Crea vê essa visita como muito positiva. “O deputado federal veio até a instituição se colocar à disposição para direcionar emendas para os municípios e obras de infraestrutura e projetos. É importante destacar essa leitura que o deputado tem da importância da engenharia na economia, no desenvolvimento do Estado”, ressalta o presidente do Crea.

O deputado ressalta que quem faz as leis tem que aprender no dia a dia, não na teoria, mas na prática. “E a gente veio aqui buscar essa prática para poder lá, em Brasília, quando for votar um projeto saber da importância e da velocidade de como construir uma lei que possa trazer segurança para a engenharia, para a agronomia e principalmente para as pessoas que usam dela”, explica Fernando Monteiro.

Ele ainda colocou-se à disposição para que o Crea possa ajudar a implementar a nova lei de licitação de forma mais justa, mais célere. Outro ponto importante destacado por Adriano é que Monteiro também disponibilizou ajuda na questão de obras paralisadas no Estado. Levantamento divulgado em 2018 pelo TCE-PE identificou um total de 1.547 obras paradas/inacabadas em todo Estado, envolvendo recursos na ordem de R$ 7,25 bilhões.

“Ele se colocou à disposição para as obras paralisadas no Estado. Sentar na mesa de negociação com todos envolvidos, o Tribunal de Contas, os municípios, a Caixa Econômica, os deputados estaduais, federais, os prefeitos, os vereadores e a gente encontrar a solução”, observa Adriano Lucena, que aproveitou a visita para falar do Projeto Crea Desenvolve.

O projeto promoverá o debate com atores regionais para a construção de propostas para o fortalecimento dos polos de desenvolvimento de Pernambuco, a partir da contribuição das atividades das engenharias, da agronomia e das geociências. O primeiro acontece dias 26 e 27 de outubro, em Santa Cruz do Capibaribe. “Ele se comprometeu em estar conosco em alguns desses encontros, a depender da sua agenda”, ressalta Lucena.