Crea-PE

Crea Desenvolve em Araripina acontece nos dias 17 e 18 de novembro

Evento que reúne especialistas e profissionais para discutir propostas das engenharias, agronomia e geociências para o fortalecimento da região é gratuito e para participar basta realizar inscrição

A quarta edição do Crea Desenvolve já tem data e local marcados. Nos dias 17 e 18 de novembro é a vez do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, receber o evento do Conselho que reúne atores regionais para a construção de propostas para o fortalecimento dos polos de desenvolvimento da região a partir da contribuição das atividades das engenharias, da agronomia e das geociências. A conferência acontece na Faculdade De Ciências Agrárias De Araripina (Faciagra) e para participar basta realizar gratuitamente a inscrição aqui, com direito a certificado. 

Dentre os temas propostos para debate estão a ampliação das infraestruturas para o desenvolvimento sustentável como polo gerador de energias limpas, com a implantação de parque eólico e solar, desenvolvimento sustentável da indústria do gesso e produção agrícola, pecuária e florestal associada às práticas de convivência com o semiárido.

Ainda no primeiro dia, às 19h, o engenheiro florestal Francisco Carneiro Barreto Campello, do Projeto Agricultura Sustentável e Resiliência da Agricultura de Baixo Carbono, vai apresentar a palestra “Biomassa no contexto da agricultura de baixo carbono”.

Na sequência serão definidos temas e grupos de trabalho para apresentação de propostas, que culminará na elaboração de um documento que poderá auxiliar nas decisões do poder público e da iniciativa privada, além de contribuir com a consciência da sociedade a respeito das necessidades da região.

Os grupos contarão com a apresentação de palestras para subsidiar as discussões: “O gesso e suas normas de desempenho”, com o engenheiro civil Josias Inojosa Filho; “Mercado imobiliário – abertura do mercado”, com o gerente geral da Caixa Econômica Rogian Castro; “Sustentabilidade no cenário da mandiocultura”, com o engenheiro agrônomo Almir Dias (IPA) e “Cenário energético atual, as expectativas de crescimento e oportunidade associadas”, com o engenheiro eletricista Rodrigo Cenizio Ferreira.

O Crea Desenvolve tem o objetivo de reunir profissionais das engenharias, agronomia e geociências, além de demais interessados nas atividades econômicas da região, em um debate sobre os limites e potencialidades locais para o seu pleno desenvolvimento.

“O Crea Desenvolve tem sido um sucesso por onde passou. Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Petrolina receberam as primeiras edições, todas elas marcadas por um intenso e construtivo debate. Em Araripina esperamos construir com os participantes um conjunto de soluções para o desenvolvimento da região, pautando-nos por um olhar especial para a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultura, através das técnicas das engenharias, agronomia e geociências”, disse Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.

A coordenação do Crea Desenvolve em Araripina é realizada em parceria com a Associação Nordestino-Brasileira de Engenharia de Minas (Anbem) e a Associação Pernambucana de Engenheiros Florestais (APEEF). O evento conta ainda com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE).

Crea Desenvolve em Araripina
Quando: 17 e 18 de novembro
Inscrições: Online e gratuitas aqui
Onde:.Faculdade De Ciências Agrárias De Araripina (Faciagra) – Vila Vicinal, s/n, BR PE 615 – KM 02 Vila, Tv. Santa Maria 

Confira a programação completa:

Quarta-feira (17 de novembro)
18h00 Credenciamento e coffee break
18h30 Abertura
18h45 Objetivo e dinâmica do Crea Desenvolve
19h00 Palestra “Biomassa no contexto da agricultura de baixo carbono”, com o Engenheiro Florestal Francisco Carneiro Barreto Campello, Projeto Agricultura Sustentável e Resiliência da Agricultura de Baixo Carbono (TCP-RLA-3726)
19h40 Debate
20h00 Definição dos temas
20h40 Inscrições de participantes por eixo temático
21h00 Encerramento do 1º dia

Quinta-feira (18 de novembro)
8h30 Credenciamento participantes para os grupos
8h50 Orientações para o trabalho nos grupos
9h00 Trabalho em grupos

  • Palestra “O gesso e suas normas de desempenho”, engenheiro civil Josias Inojosa Filho
  • Palestra “Mercado imobiliário – abertura do mercado”, Gerente Geral da Caixa Econômica Rogian Castro
  • Palestra “Sustentabilidade no cenário da mandiocultura”, engenheiro agrônomo Almir Dias – IPA
  • Palestra “Cenário energético atual, as expectativas de crescimento e oportunidade associadas”, engenheiro eletricista Rodrigo Cenizio Ferreira

10h30 Intervalo
10h45 Trabalho em grupos
12h30 Intervalo para almoço
14h00 Plenária para apresentação e debate dos trabalhos dos grupos
16h00 Intervalo
16h15 Espaço Institucional
17h00 Leitura e aclamação da Carta Crea Desenvolve de Araripina
17h30 Encerramento

Pular para o conteúdo