Encontro aconteceu na segunda-feira (07), entre vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, a superintendente Técnica do Conselho, Liliana Ramos, e a presidente da Apac, Suzana Montenegro

A segunda edição do Crea Desenvolve está em pleno andamento. Nesta segunda-feira (07), o vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, e a superintendente Técnica do Conselho, Liliana Ramos, estiveram reunidos com a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro, buscando apoio e parceria da entidade para este projeto do Crea-PE, lançado em 2021.
O Crea Desenvolve funciona como catalisador de debates que fomenta soluções apresentadas por quem vivencia os problemas. A iniciativa promove discussões com atores regionais para a construção de propostas, com embasamento em soluções que passam pela Engenharia, Agronomia e Geociências e contribuem para o fortalecimento dos polos de desenvolvimento de Pernambuco.
O resultado do encontro não poderia ser mais promissor, quando a presidente Suzana colocou a agência à disposição para colaborar com o projeto, dentro das possibilidades da instituição. Na reunião, Nielsen Christianni, que participou efetivamente da primeira edição quando era superintendente do Crea-PE, apresentou os detalhes do projeto.
Nesta segunda edição, as cidades de Cabo de Santo, Garanhuns, Goiana, Palmares e Salgueiro receberão o projeto pela primeira vez. O encontro convoca os profissionais locais a apresentarem soluções, com base na Engenharia, Agronomia e Geociências, para os problemas enfrentados por seus respectivos municípios.
A primeira edição trouxe resultados que estimularam a retomada da segunda edição do programa. Na primeira edição, foram realizadas 18 parcerias institucionais e técnico institucionais, além de cinco cartas elaboradas nas inspetorias de Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Petrolina, Araripina e Carpina. No total, 64 municípios foram contemplados com as propostas coletadas. Estas inspetorias terão o segundo encontro desta nova edição.
No encontro dessa segunda-feira, também estiveram presentes os diretores da Apac: Ana Rosa Lima (Administrativa),Crystianne Rosal (Regulação e Monitoramento), Lorenzza Leite (Gestão de Recursos Hídricos) e Gustavo Gurgel (Gestão e Operação do PISF). Ainda participaram a representante da comissão Crea-PE/Funasa, Helena Porto de Lira, e Adriana Pereira, membro da Comissão Organizadora do Crea Desenvolve.



