Crea-PE começa os trabalhos para a realização do 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Sistema Confea/Crea

Conselho pernambucano realiza encontros preparatórios de 1º a 29 de julho e 02 a 11 de agosto nas suas Inspetorias

A 11ª edição do Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE) será realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), nos dias 26 e 27 de agosto, no Recife. Antes, o Crea-PE promoverá encontros microrregionais em todos os municípios onde estão instaladas as 17 Inspetorias Regionais do Conselho.

Assuntos relativos à infraestrutura, inovação tecnológica e atuação profissional são os eixos temáticos que vão nortear as discussões do CEP de 2022. Nele, profissionais das engenharias, agronomia e das geociências de todo o Estado poderão participar, formulando propostas, durante os encontros iniciais, que serão realizados de 1º a 29 de julho e de 02 a 11 de agosto. Confira a agenda das reuniões neste link.

O tema central desta edição será o “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. As propostas produzidas pelos profissionais na etapa regional serão sistematizadas e consolidadas durante o CEP. As proposições aprovadas serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece de 06 a 08 de outubro de 2022, em Goiânia (GO), logo após a 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.

Para o coordenador da Comissão Organizadora do CEP em Pernambuco, engenheiro mecânico Alberto Lopes Peres Júnior, a participação dos profissionais desde a primeira etapa, que é local, é de fundamental importância para que se apropriem da sistemática em sua totalidade, se envolvendo nas discussões que têm como objetivo a participação de todos. O intuito é pensar as melhores alternativas técnicas que terão impacto positivo, de forma direta na vida dos cidadãos e da sociedade em geral, na medida em que ajudarão no desenvolvimento do País.

A novidade desta edição do CEP em Pernambuco ficará por conta de mais um encontro, a exemplo dos microrregionais, marcado para acontecer no dia 14 de julho, no auditório da sede do Crea-PE. Dele participarão profissionais que integram as entidades de classe com representação no Conselho. “Com essa iniciativa procuramos contar com a valiosa participação das entidades de classe do nosso Estado que, sem dúvida, sairão mais fortalecidas dessa experiência pioneira”, explicou o coordenador da Comissão Organizadora do CEP-PE.

Alberto Peres disse ainda que a expectativa de público para a última etapa local para o Congresso Estadual é de uma participação em torno de 180 profissionais. “Para isso, estamos nos empenhando na busca por um espaço que ofereça conforto ao público participante que muito tem a colaborar e enriquecer esse trabalho de grande importância para todo o Sistema Confea/Crea e Mútua”, observou Peres.

Ele ainda destacou: “esse evento que é realizado a cada três anos é uma oportunidade única para contribuímos com o futuro das nossas profissões não apenas como profissionais, mas, sobretudo, como cidadãos.” Peres Júnior integra a comissão do CEP com mais cinco membros. Clique aqui e conheça todos os integrantes da Comissão Organizadora Regional do 11º Congresso Estadual de Profissionais.

QUEM PARTICIPA
Podem participar, com direito a voz e voto, profissionais regulares com o Crea-PE. Além de participar dos debates, os profissionais serão responsáveis por aprovar as propostas e podem ser eleitos delegados para participarem da etapa nacional, em Goiânia (GO).

O CEP/CNP é um importante fórum de discussão. Tem por objetivo propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação para o desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Na última edição do CNP, realizada em 2019, foram elencadas 510 propostas provenientes dos Congressos Estaduais de todo o País. Deste total, 45 foram consolidadas e sistematizadas pelos analistas do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).