11º CEP-PE reuniu profissionais do sistema Confea/Crea e aprovou a pauta pernambucana para o Congresso Nacional de Profissionais

Foram selecionadas 15 propostas dentro dos eixos temáticos e eleitos 11 delegados(as) que defenderão as proposituras do Conselho no CNP, em outubro

Trazer as engenharias, a agronomia e as geociências para dentro da sociedade, usando a expertise dos profissionais em prol do bem-estar da população. Esta é a missão das propostas coletadas no 11º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). O resultado dos dois dias do encontro resultou numa pauta plural e ampla das 15 propostas aprovadas pelos profissionais presentes no evento, que aconteceu na sexta-feira (26) e sábado (27), no auditório da Uninassau – Campus Graças.

O primeiro dia do evento teve sua mesa de abertura composta pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena; pela diretora da área de Saúde da Uninassau, Ana Cláudia Alexandre; pelo coordenador do 11º CEP-PE, Alberto Lopes Peres Júnior; pelo assessor parlamentar do Confea, membro do GTEC-CNP e representante do presidente do Confea, Guilherme Alvarenga Cardozo; pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, José Fernando Thomé Jucá; pelo presidente da Fisenge, Roberto Freire; e pela diretora Administrativa da Mútua-PE, Rosely ngela de Souza Monteiro.

Na pauta do primeiro dia, três palestras: “A Complexidade do Sistema Confea/Crea e Mútua: conflitos com outros Conselhos de Classe”, proferida por Roberto Muniz; “Oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação no estado de Pernambuco”, apresentada por Fernando Jucá; e “Desenvolvimento Nacional com Implementação de Políticas Públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”, por Guilherme Alvarenga.

“Esse é o debate do nosso fortalecimento e nosso fortalecimento é o conhecimento”, atestou Lucena para a plateia de profissionais presentes ao evento. Ele ainda destacou: “a engenharia que fica nas quatro paredes é para poucos. Queremos uma engenharia para todos”.

“A presença da nossa Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação fortalece a ideia de aproximar os setores envolvidos com o Crea-PE. Nós temos muito interesse em avaliar as possibilidades de fazer projetos cooperativos, de definir ações estratégicas que reformulem, atualizem os currículos e também ações de inovações na área de engenharia”, observou Fernando Jucá.

Na sua fala, Guilherme Alvarenga destacou: “Estamos completando 29 anos de CNP. É muito importante a nossa participação com a presença de várias autoridades do Estado e da nossa engenharia. Esperamos trazer propostas vultosas para além do nosso sistema.”

No segundo dia, a mesa de abertura foi composta por Adriano Lucena, Alberto Lopes Peres Júnior, e pelo diretor financeiro da Mútua-PE, Leonardo Teixeira. “Todo caminho começa com o primeiro passo. Os encontros preparatórios começaram em 1° de agosto e hoje faremos um grande fechamento”, observou Lucena.

Ao longo do dia, depois das explicações de Peres sobre o processo de encaminhamento e votação das propostas, os profissionais dividiram-se em três grupos, de acordo com os eixos temáticos que iriam debater: inovação tecnológica, valorização profissional e infraestrutura. Foram apresentadas sete propostas por eixo, num total de 21. Por votação, as 15 primeiras mais votadas serão encaminhadas ao Confea, compondo a pauta pernambucana pela o Congresso Nacional de Profissionais, que acontece de 6 a 8 de outubro, em Goiânia (GO).

No final da manhã e durante a tarde, os engenheiros, agrônomos e geocientistas reunidos nos três grupos apresentaram novas propostas e discutiram as que foram aprovadas ao longo dos 17 encontros microrregionais preparatórios mais o evento com as entidades de classe ligadas ao Crea-PE. Definidas as propostas, foi aberta a votação. Temas como políticas públicas voltadas ao uso devido da água e projeto social voltado à pesca e aquicultura compõem a lista de sugestões que o Crea-PE apresentará no CNP.

Paralelamente às discussões, houve a eleição dos delegados que irão ao CNP defender as propostas. São duas categorias: os com mandato (com alguma ligação com o Crea-PE) e os sem mandatos (sem vinculação com o Crea-PE). Nas inscrições para a disputa, foram nove dos com mandato, para serem escolhidos cinco e 25 sem mandatos, para serem escolhidos seis.

Foram eleitos Urbano Lins, Ailane Cristina Leal Sá, Lara Tainã Souza Gomes, Letícia Maria Costa Ferreira, Mailson da Silva Neto e Osmundo Rodrigues Leite Neto, sendo delegados sem mandato. Os delegados com mandato eleitos foram Maristela Barbosa Cavalcante Bezerra, Karlla Grazielle Bernardo Torres, André da Silva Melo, Magda Simone Leite Pereira Cruz e Flávia Távora Maia. As despesas da participação dos delegados no CNP serão custeadas pelo Confea.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, assumiu o compromisso de criar uma ponte entre os autores das propostas com os delegados para a construção da estratégia de defesa das propostas. Ao final do encontro, Lucena avaliou que o evento foi uma soma de aprendizado. “Todos saímos vitoriosos, com um fluxo constante e pujante de ideias”, festejou o presidente, reafirmando: “o Crea-PE é feito com a participação de todos e para todos”.