Crea-PE defende a ampliação do debate social e econômico na formação dos profissionais da Engenharia

Presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou da abertura do encontro sobre os desafios e oportunidades com as novas diretrizes curriculares nacionais para a Engenharia

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, lançou um desafio à universidade para que forme profissionais preocupados com o contexto socioeconômico e que participem dos debates e oportunidades que são abertos à Engenharia pela sociedade. Adriano Lucena abordou o papel do Conselho e dos engenheiros, na abertura do encontro Novas DCNs para as Engenharias: desafios e oportunidades, nesta terça-feira (1°), no auditório do i-LTPEG, na UFPE. O evento contou com parceria do Crea-PE e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).

“A preocupação do Conselho não é só com a arrecadação. Queremos que o profissional tenha funções técnicas, mas também sociais e econômicas. Tenha preocupação com a boa engenharia, mas que entenda os espaços em que vive”, afirmou Adriano Lucena. O presidente do Crea-PE acrescentou que o profissional da Engenharia precisa fazer a defesa de obras como a Transnordestina e o Arco Metropolitano, que são importantes para a economia de Pernambuco e do Nordeste. Lucena também destacou as iniciativas do Conselho junto aos bancos de desenvolvimento, com o objetivo de promover a geração de emprego e renda paa os profissionais.

O vice-reitor da UFPE, Moacir Araújo, destacou que é o momento de a universidade encontrar novas formas de ensinar. Araújo enfatizou a importância do debate em torno das novas diretrizes curriculares para a Engenharia no encontro. “Precisamos trabalhar para a criação de pontes na forma de como ensinar engenharia e a parceria com o Crea é importante, pela sua ampla visão social”, afirmou.

“Ensinar Engenharia é muito próximo de fazer Engenharia. É essa forma de trabalhar que Adriano trouxe. Falo também por outras universidades. Adriano trouxe um novo Crea, que nós acreditamos e queremos apostar”, ressaltou o vice-reitor.

O professor Afonso Oliveira, diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, também agradeceu ao Crea-PE e destacou a importância da parceria. explicou que a maioria dos cursos do CTG estão na fase de debate e formulação das novas diretrizes curriculares.

As palestrantes Adriana Tonini, presidente da Abenge, e Cláudia Morgado, diretora da Escola Politécnica da UFRJ e presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Ensino de Engenharia (Fordirenge), apresentaram um panorama do ensino de Engenharia. Também abordaram as mudanças que podem ser implementadas nos currículos das universidades e o mundo do trabalho para os futuros profissionais.