Crea-PE defende a criação de grupo de trabalho para definir atribuições profissionais e serviços relativos ao meio ambiente

Representantes do Conselho participaram de workshop promovido pelo Confea, em Brasília, nos dias 4 e 5 de outubro

O Crea-PE defendeu a criação de um grupo de trabalho (GT) para definir as atribuições profissionais e a execução de serviços relativos ao meio ambiente, durante o Workshop sobre Atuação Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências em Questões Ambientais. O evento foi promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), nos dias 4 e 5 de outubro, na Universidade de Brasília (UNB), no Distrito Federal.

O objetivo do encontro foi o de  alinhar os esforços e estratégias do Sistema Confea/Crea para tratar de assuntos relativos ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à educação e atribuições profissionais. O Confea coletou propostas dos Creas sobre os temas em discussão.

A proposta do Crea-PE foi publicada no eixo Fiscalização e Ética Profissional, com base na CI elaborada pela Coordenação de Análise Técnica do Conselho. A CI contém dúvidas sobre atribuição profissional nos serviços realizados na área ambiental, que tramitam nas câmaras especializadas do Conselho.

Na ocasião, o Crea-PE foi representado pela coordenadora da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP), Cláudia Alcoforado, pelo coordenador da Câmara de Meio Ambiente (CMA), Rubenir Cunha dos Santos, e pela coordenadora de Análise Técnica (CAT), Maristela Portela.

O workshop abordou temas relevantes para os profissionais, a exemplo das ameaças e oportunidades na área ambiental no Brasil, o processo de fiscalização das atividades ambientais, os impactos econômicos e ambientais no agronegócio, além de clima e licenciamento ambiental.