Crea-PE e Banco do Nordeste assinam acordo de cooperação técnica

Iniciativa quer fortalecer a capacidade empresarial e a competitividade das empresas registradas no Conselho, além de promover maior divulgação de produtos e serviços para os profissionais do sistema

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) firmou um Acordo de Cooperação Técnica na tarde desta quinta-feira (24) com o Banco do Nordeste (BNB). A iniciativa tem como objetivo o intercâmbio de informações e o fortalecimento da capacidade empresarial e da competitividade das empresas registradas no Conselho. Também prevê a divulgação das linhas de crédito e financiamentos da instituição financeira junto aos profissionais do sistema.

O acordo foi firmado num encontro na sede do BNB, na Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Estiveram presentes pelo Crea: o presidente Adriano Lucena; o superintendente de Gestão, Marcos André Carvalho; e a gerente de Relacionamento Institucional, Martha Brito. Da parte do Banco do Nordeste, o superintendente em Pernambuco, Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho; o gerente executivo estadual – célula Negócios, Hugo Luiz de Queiroz; a gerente executiva de Desenvolvimento Territorial, Joaisa Rodrigues; o agente de Desenvolvimento, Edvaldo Serafim; o gerente da agência de Paulista, Honório Valeriano; e o gerente de Relacionamento, Deivson Silva.

Adriano Lucena pontua que o ACT tem o propósito de trazer o banco para próximo dos profissionais e das empresas de infraestrutura. “O BNB tem várias linhas de financiamento que muitos profissionais e muitas empresas não têm acesso. A gente quer tornar essas opções acessíveis aos profissionais”, destaca Lucena.

O presidente do Crea lista o que será feito para informar aos profissionais do sistema sobre os serviços e produtos do BNB disponíveis. “Para isso, vamos fazer divulgações, promoções, alguns eventos. Trazer o BNB para palestras”, enumera ele. Lucena ainda observa que o BNB pode ser mais um cliente, já que na área de serviço de edital de credenciamento a instituição financeira absorve diversos trabalhos realizados pela engenharia. A ideia é potencializar mais essa oportunidade.

Ao mesmo tempo, segundo Lucena, a parceria possibilita buscar novos recursos. “Na lista, temos debates sobre o Finor, uma linha de financiamento na qual o BNB prevê uma quantidade de dinheiro significativa para o Nordeste, parte do Espírito Santo e parte de Minas Gerais. A gente quer incluir alguns serviços de infraestrutura nesse bolo”, declara o presidente do Crea-PE.

Marta Brito adianta que existem, na instituição financeira, segundo informações repassadas pelo próprio Banco do Nordeste, empréstimos, crédito para empresas, para projetos de agronomia, para pequenos empresários, para agricultura familiar. “Para a construção civil, em si, existem alguns empecilhos para o crédito direto, mas tudo que envolve a construção, eles têm acesso, como quem vende o material de construção civil, o prestador de serviços, o vidraceiro, o jardineiro, toda a cadeia que envolve a construção civil”, observa Martha Brito.

Um outro viés de serviço do banco é o patrocínio. “Eles podem patrocinar nossos projetos sem precisar passar por editais de chamamento. Eles têm essa linha de apoio tanto para cultura quanto para projetos gerais tanto para atividades fim quanto atividade cultura”, reforça Martha Brito. Para isso, segundo ela, basta apresentar o projeto, passar pelo prazo de tramitação, de no mínimo 60 dias, antes de ser encaminhado para a liberação na sede, no Ceará.