Crea-PE

Crea-PE e CPRH preparam acordo de cooperação técnica

Parceria está sendo discutida entre as entidades e foi a pauta do encontro que aconteceu nesta terça-feira (21) na sede da Agência Estadual de Meio Ambiente

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, foi recebido nesta terça-feira (21) pelo diretor-presidente da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), Djalma Souto Maior Paes Júnior. Na pauta do encontro, a busca por integração e sinergia nas ações das duas instituições.

Junto com Lucena foram o superintendente técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, e Jairo Leite, geólogo e conselheiro do Crea-PE da Câmara de Geologia e Minas. Além de Djalma Paes, também esteve presente no encontro o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Eduardo Elvino Sales de Lima.

Logo no início da conversa, Lucena destacou o momento de retomada de crescimento econômico do Estado. São vários empreendimentos da engenharia, geociências e agronomia que têm um papel forte nesta retomada. O presidente do Crea destacou que isso só deve se dar de forma sustentável, respeitando as questões ecológicas. “Encontramos na CPRH um parceiro importante e que a CPRH possa encontrar no Crea um colaborador dentro desse propósito”, observou Lucena.

Nielsen Christianni adiantou que foi proposto à CPRH a criação de um acordo de cooperação entre as duas entidades. “Tanto a CPRH quanto o Crea executando suas atividades, mas que conjuntamente a gente possa contribuir para efetividade das atividades de forma regular, fazer um trabalho de orientação, educativo, dentro do âmbito da fiscalização”, explicou o superintendente.

Outro ponto levantado no encontro que despertou o interesse da CPRH foi o Crea Desenvolve, um programa lançado pelo Conselho, que quer destacar a importância do interior do Estado e suas diversas regiões, colaborando com a geração de emprego e renda para todos os cidadãos. Foram realizadas cinco edições neste ano – Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Petrolina, Araripina e Carpina -, com a elaboração de uma carta com propostas apresentadas pelos participantes locais do encontros para o desenvolvimento da cidade e entorno.

“Eles acolheram bem essa proposta de estar conosco nessas próximas edições dentro das regiões. Eles ficaram interessados em montar essas agendas para viabilizar, identificando qual a região, quais seriam seus especialistas, os setores que teriam uma contribuição maior a dar”, afirmou Nielsen Christianni.

BASE DE DADOS
O superintendente explicou que tanto o Crea quanto a CPRH têm uma base de dados de registro de profissionais. A ideia é fazer um intercâmbio de base de dados, uma integração dessas informações para poder aproveitar e potencializar o planejamento de ações de fiscalização. “Com isso, podemos conhecer o que se tinha de atividade que pudesse estar regular numa instituição e não estivesse na outra, otimizando o uso dos recursos”, adiantou Christianni.

A parceria entre as duas instituições já pode ser vista em algumas ações, a exemplo de uma atividade em Ararpina. Mesmo com a CPRH tendo uma unidade de apoio naquela cidade, eles usaram a sede da inspetoria do Crea em Araripina para um encontro com as empresas de gesso da região. “A CPRH achou importante ter a participação do Crea neste processo porque o Conselho tem uma relação com essas empresas, que estão registradas no Crea. Foi uma semente de ações que a gente gostaria de desenvolver em outras regiões”, ressaltou o o superintendente.

Ainda no campo da parcerias, está sendo estudada a possibilidade de a CPRH ocupar um espaço físico dentro da inspetoria de Petrolina, já que há espaço para isso. Por fim, foram discutidas ações na Ilha de Fernando de Noronha, com destaque para parcerias na fiscalização da atividade de construção e licenciamento ambiental.

 

 

Pular para o conteúdo