Presidente do Crea-PE recebeu a diretoria do Centro de Tecnologia e Geociências

A integração dos futuros profissionais da Engenharia e das Geociências com o Crea-PE foi o tema da reunião realizada, nesta sexta (13), na sede provisória do Conselho. O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, recebeu a visita das diretoras do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Yeda Almeida e Magda Vieira. Foram debatidas parcerias entre as duas instituições para apoiar os estudantes, além de valorizar e fortalecer a Engenharia e as Geociências.
Adriano Lucena abordou a representação do Crea-PE nas universidades, visando a aproximação com os estudantes, a participação das mulheres no Conselho, a diversidade na Engenharia, além das possibilidades de parcerias com o CTG. O presidente explicou ao grupo as possibilidades e os processos de participação do Centro de Tecnologia e Geociências nos editais para apoio, parcerias e patrocínio do Crea-PE.
“Precisamos ter uma participação maior dos alunos da UFPE, para valorizarmos e termos o protagonismo da Engenharia e das Geociências”, ressaltou Adriano Lucena. Um dos caminhos, segundo ele, é o Crea Jr. O presidente também falou das oportunidades de participação da universidade nas ações do Confea e do Crea-PE, a exemplo da SOEA (Semana Oficial de Engenharia e Agronomia), do Contecc (Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia) e dos prêmios Inove, de Meio Ambiente e de Fotografia, lançados pelo Conselho pernambucano.
A diretora do CTG, Yeda Almeida, disse que o Centro tem interesse no apoio do Crea-PE para desenvolver ações para os estudantes. “É importante que o aluno entenda desde o início do curso o que é o Crea”, afirmou. Segundo a vice-diretora, Magda Vieira, o Conselho pode ter um papel importante durante as celebrações dos 130 anos do CTG, que se iniciam neste mês, e no apoio aos projetos de extensão e nas empresas juniores.
O presidente do Crea-PE sugeriu ainda a participação da universidade no Memorial da Engenharia, no resgate ambiental de trecho do Canal do Cavouco e na divulgação da importância da Engenharia para a sociedade. O professor da UFPE Afonso Oliveira e o assessor da Presidência do Crea-PE, Sérgio Dias, também participaram da reunião.







