Crea-PE

Goiana foi palco do 18° encontro preparatório para o CEP-PE

Profissionais da Zona da Mata e do Litoral Sul formularam ideias para o desenvolvimento sustentável das cidades

O município de Goiana sediou o 18° encontro microrregional preparatório para o 12º Congresso Estadual de Profissionais de Pernambuco (CEP-PE). Nesta segunda-feira (28), profissionais da Zona da Mata e do Litoral Norte de Pernambuco se reuniram para desenvolver propostas com o objetivo de contribuir para a construção do futuro da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, além de melhorar a qualidade de vida da população local.

O congresso aconteceu na Autarquia Municipal do Ensino Superior de Goiana, reunindo dezenas de profissionais de diversas áreas de atuação. “Esse encontro é importantíssimo para a cidade e para a nossa região. É fundamental que o Crea-PE esteja onde os profissionais estão, por isso, agradeço a participação e o empenho de todos”, afirmou Jorge Balbino, inspetor coordenador de Goiana.

Com foco no tema “Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, o congresso em Goiana foi o 18° e último encontro microrregional promovido pelo Crea-PE, com a missão de receber as contribuições dos profissionais para embasar as ações do Sistema Confea/Crea e Mútua, conforme destacou o conselheiro do Crea-PE e coordenador-adjunto da comissão organizadora do CEP-PE, Stênio Cuentro. “É uma grande satisfação encerrarmos essa etapa de um trabalho intenso, iniciado em abril. Percorremos todo o estado de Pernambuco: Agreste, Sertão, Zona da Mata e Região Metropolitana, realizando um processo democrático, voltado à compreensão da realidade dos municípios e aos desafios enfrentados pela população”, afirmou.

Stênio Cuentro revelou ainda que mais de 60 propostas foram desenvolvidas durante os encontros preparatórios e que agora elas serão organizadas para o encontro estadual, que será realizado no dia 2 de agosto. “Nosso objetivo é fortalecer a engenharia pública como instrumento de transformação social, buscando soluções que melhorem a vida e promovam dignidade para as pessoas”, disse.

O engenheiro eletricista Mateus Morais descreveu o encontro como uma experiência enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de discutir as realidades da nossa região, identificar desafios e contribuir com ideias e propostas concretas para construir soluções capazes de fazer a diferença no contexto regional”, enfatizou.

Em Goiana, os profissionais formularam propostas ligadas aos eixos temáticos de saneamento básico e mobilidade urbana. A primeira tem como foco a melhoria da eficiência do serviço de abastecimento de água tratada à população da cidade. Já a segunda trata da criação de um plano diretor de transporte urbano municipal. Os delegados eleitos para defender as propostas da microrregional Goiana no Congresso Estadual, no dia 2 de agosto, no Recife, são o engenheiro de pesca André da Silva e os engenheiros civis Lavínia Simões e Jucelino Alexandre.

Pular para o conteúdo