Crea-PE e IAB-PE pedem apóio do Confea para o Congresso Brasileiro de Arquitetura

Recife, 21 de agosto de 2009 – O presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e agronomia (Confea), Marcos Túlio, reuniu-se, ontem (20), em Brasília, com o presidente e o superintendente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti e Osvaldo Fonsêca, respectivamente, o conselheiro federal José Luiz Mota Menezes e a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE), Vitória Régia. Na ocasião, eles discutiram o apoio do Sistema Confea/Crea para a realização do 19º Congresso Brasileiro de Arquitetura, no Recife, em junho de 2010.

“O encontro foi bastante promissor e interessante. Recebemos algumas recomendações do presidente do Confea, Marcos Túlio, para o desenvolvimento do projeto do evento”, disse José Mário Cavalcanti. Na última reunião plenária, os conselheiros do Crea-PE decidiram por unanimidade apoiar o evento com R$ 4 mil referente a 20 inscrições do primeiro lote com 100 vagas.

De acordo com Vitória, esse evento é importante não só para o setor de arquitetura, mas como para a economia local. “Faz 51 anos que Recife não sedia o Congresso Brasileiro de Arquitetura. Esperamos receber mais de quatro mil pessoas e queremos reunir gente de todo País. Para isso, estamos trabalhando para trazer arquitetos de renome nacional e internacional”, destacou. O tema escolhido foi a “Arquitetura em Transição”, que abordará os novos conceitos. Pernambuco concorreu com os estados de Minas Gerais e Ceará.