Crea-PE e Secretaria de Meio Ambiente discutem ações efetivas para o enfrentamento de incidentes com tubarões

Além de contribuir com o debate das soluções para mitigar o problema, o Conselho se dispôs a financiar pesquisas e projetos de educação ambiental no Estado

O Crea-PE e a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco/Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) realizaram mais uma reunião, na tarde desta segunda-feira (24), para definir ações efetivas de enfrentamento aos incidentes com tubarões no litoral pernambucano. Além de contribuir com o debate das soluções para mitigar o problema, o Conselho se dispôs a financiar pesquisas e projetos de educação ambiental.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, ressaltou que a saída para evitar incidentes com tubarões passa pela Engenharia. “A busca da solução envolve também as universidades, os governos e a sociedade civil. É importante realizar estudos e o Crea está disposto a empregar recursos que viabilizem as pesquisas”, afirmou. A contribuição do Conselho deve ficar em torno dos R$ 500 mil.

Os representantes da Semas/Cemit reforçaram a importância de incluir a educação ambiental no plano de ação para o enfrentamento dos incidentes. “A maior ferramenta metodológica é a prevenção, evitando que as pessoas entrem no mar”, afirmou Danise Alves, gerente geral de Áreas Costeiras e secretária executiva do Cemit.

O oceanógrafo Alcir Lacerda defendeu que a educação sobre o tema nas escolas seja permanente. Também apontou a necessidade de ações de comunicação para a população e combate às fake news sobre ataques de tubarão na costa pernambucana.

Na próxima semana, o grupo volta a se reunir para discutir o detalhamento e execução do plano de ação, que está sendo montado pela Secretaria de Meio Ambiente. Além da participação do Crea-PE e do Governo estadual, o plano envolve as prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão, universidades, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.

Também integraram a reunião o superintendente Técnico do Crea-PE, Nielsen Christianni, e o assessor jurídico do Conselho, Paulo Gabriel. Da parte da Semas, participaram ainda os gerentes Jurídico, Tibério Monteiro; de Planejamento Estratégico e Sustentável, Sanny Diniz; e o analista Costeiro Rodolfo Vale.