Crea-PE homenageia o Agente Fiscal nesta sexta-feira (02)

Profissionais são os responsáveis por orientar o exercício das engenharias, agronomia e geociências

Nesta sexta-feira (02), é comemorado o Dia do Agente Fiscal. No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, esse profissional desempenha um papel muito importante, o de fiscalizar, controlar e orientar o exercício das diversas modalidades das engenharias, agronomia e geociências, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

Durante as fiscalizações, os agentes identificam se as obras ou serviços estão sendo executadas por profissionais devidamente registrados ao Crea-PE. As ações de campo acontecem em empreendimentos como condomínios, hospitais, hotéis, indústrias e eventos de grande porte, como shows e jogos esportivos. Em paralelo, também é realizada a checagem da documentação. Ao ser identificada alguma irregularidade, os fiscais possuem a prerrogativa por lei de autuar o profissional ou a empresa responsável.

Para Képler Melo, que exerce a função na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado, esse papel é crucial para assegurar as normas éticas e técnicas. “Nossa atuação contribui para a qualidade e segurança de projetos e obras, protegendo a sociedade de possíveis riscos e garantindo a integridade das atividades das engenharias, agronomia e geociências”, salientou o agente.

Fiscal há mais de 25 anos, Ana Elisabete Souza já exerceu o ofício em campo e, atualmente, realiza a fiscalização eletrônica, modalidade importante para assegurar a defesa da população e dos profissionais que fazem o Conselho. “Fiscalizo contratos, serviços e empenhos de entidades públicas e privadas, inibindo o exercício ilegal da profissão”, explicou.

O gerente da Fiscalização, Nailson Pacelli, avalia como desafiador ser agente fiscal no Crea-PE, onde existem várias modalidades de profissões, cada uma com sua especificidade. “O agente possui a árdua missão de fiscalizar as atividades profissionais que integram o Sistema Confea/Crea em todo o Estado”, concluiu.

Confira os depoimentos de quem exerce a profissão no Crea-PE: