Crea-PE implanta nova ART através da “TOS”

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, vem informar que  o novo sistema de preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), está sendo implantado, para atender ao padrão nacional estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O funcionamento tem início na segunda-feira, 28.12. Todos os Creas utilizarão as mesmas tabelas para o preenchimento da ART e terão o mesmo layout final (versão oficial da ART), segundo explica o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar.

“Esta é uma das tabelas mais importantes para o preenchimento da nova ART, a chamada “TOS”, ou seja, a Tabela de Obras e Serviços”, destaca. Conforme a gerente de Controle e Processos, Fátima Tibúrcio, a TOS deverá ser utilizada por todos os Creas, conforme normativos do Sistema Confe/Crea, substituindo as tabelas de atividades específicas dos Regionais.

Neste primeiro momento, os códigos estabelecidos na tabela TOS deverão ser disponibilizados para o preenchimento do campo 4. Atividades Técnicas da ART do tipo Obra e Serviços. Em uma próxima etapa deverá ser implantado filtro de atividades técnicas por atribuição profissional, mediante a utilização dos normativos e conforme a titulação de cada profissional do Sistema.

Atualmente, são utilizadas no CREA-PE, tabela de atividades técnicas com codificação exclusiva deste Regional, dentre as quais podemos citar:

• 28901 – EDIFICAÇÕES
  • 29621 – REMOÇÃO DE ENTULHO
  • 29622 – DEMOLIÇÃO DE EDIFICAÇÕES
  • 29643 – REFORMA
  • 29644 – CONSERVAÇÃO DE PRÉDIOS
  • 29645 – RETIFICAÇÃO DE ÁREA
  • 29648 – MANUTENÇÃO PREDIAL

Os códigos específicos disponíveis para o preenchimento do campo 4. Atividades Técnicas referentes à tabela atual não será mais disponibilizado, este será substituído pelo código correspondente à mesma atividade, constante na tabela TOS. O profissional terá a opção de descrever, na ART de obra e serviços, a obra ou serviços descritos em contrato utilizando os códigos relacionados na tabela TOS. Se houver a necessidade de algum detalhamento, poderá utilizar um campo 5. “Observação”, conforme recomendação normativa.

Para conhecer a TOS e ir se ambientando com as novas descrições de obras e serviços de sua formação profissional, acesse esse link: https://www.creape.org.br/wp-content/uploads/2020/12/LIsta-de-correlacao.pdf. A tabela TOS estará disponível no formato PDF.