Crea-PE impulsiona debate sobre déficit habitacional no Recife e caminhos para a busca de soluções

No encontro, realizado nesta sexta-feira (12), também esteve na pauta parcerias para a construção de habitações populares

Discutir e alinhar soluções e parcerias para o enfrentamento do déficit habitacional do Recife foram os pontos centrais da reunião desta sexta-feira (12)  entre o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, o secretário municipal de Habitação, Ermes Costa, e a representante regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Karla Guimarães. O encontro aconteceu na sede do Crea, no Recife. “É uma reunião para tratar dos problemas habitacionais, reconhecendo-os. Mas buscar, principalmente, as soluções: criar perspectivas de emprego, convocar as construtoras para esse debate, gerar oportunidades para os engenheiros da cidade do Recife”, afirmou Adriano Lucena.

O presidente do Crea-PE também anunciou a construção de quatro casas, voltadas à habitação social, na parceria que une o Crea-PE, a prefeitura do Recife e a ABCP. “Por meio do projeto Crea na Comunidade, as quatro unidades habitacionais, voltadas à habitação social, devem ser construídas no bairro de Coqueiral. A reunião com o secretário serviu para que possamos, a partir de agora, definir exatamente a área mais adequada, sob vários aspectos, para que possamos encaminhar os trâmites jurídicos necessários e viabilizar essas construções”, definiu Adriano Lucena. “Então, assim que a prefeitura nos apresentar esse terreno, daremos início às construções.”

Ermes Costa explicou que as construções precisam obedecer à legislação municipal que regula a Política Municipal de Habitação de Interesse Social: “É importante que a gente obedeça aos critérios e prioridades estabelecidos na legislação para definir que famílias receberão essas casas”, pontuou o secretário.

“O acordo de cooperação da ABCP com o Crea-PE visa atender à demanda por habitação social. O conselho tem o papel de viabilizar essa parceria, junto à prefeitura do Recife, e também com apoio técnico de seus profissionais”, explicou Karla Guimarães, representante regional da ABCP. “Ainda está previsto, por meio de parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), treinamento de bolsistas para trabalhar no projeto e a doação dos blocos de concreto, feita por parceiros do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinprocim). A nossa ideia é que, o que hoje se inicia com quatro habitações, possa ser multiplicado com a construção de outras novas moradias, no futuro.”