Crea-PE

Fórum Nordeste conclui segundo dia de reuniões com encaminhamentos da região para o Colégio de Presidentes, que será realizado em Campina Grande-PB

Destaque desta edição do encontro foi a reunião das coordenadoras do Programa Mulher do Nordeste, que definiu plano trabalho para fortalecer a participação feminina dentro do Sistema e nas áreas de atuação

Muitas pautas importantes em discussão nestes dois dias de encontro do Fórum de Presidentes do Nordeste do Sistema Confea/ Crea/ Mútua, realizado em São Luís, no Maranhão, nesta quinta (11) e sexta-feira (12). Nesta edição, os presidentes da região Nordeste discutiram boas práticas realizadas em cada estado, assim como a participação do Sistema na elaboração de normas técnicas da ABNT; a implementação da Certidão de Acervo Técnico Operacional (CAO); a realização de ações coordenadas de fiscalização; e uma mobilização conjunta em prol da conclusão das obras da Ferrovia Transordestina, dentre outros. Os entendimentos referentes a cada tema serão encaminhados para discussão no próximo Colégio de Presidentes, que reunirá todos os presidentes de Creas do Brasil em Campina Grande, na Paraíba, entre os dias 31 de maio e 02 de junho.

O grande destaque do Fórum realizado em São Luís foi a participação, pela primeira vez, das coordenadoras e representantes Programa Mulher do Nordeste para discutir ações conjuntas para fortalecer e estimular a participação das profissionais das modalidades abarcadas pelo Sistema Confea/Crea/Mútua na região. Neste último dia de encontro, o grupo apresentou um plano de trabalho elaborado em conjunto por representantes de todos os estados do Nordeste presentes, para ser executado em todas as regionais, que prevê várias ações afirmativas – desde a sensibilização das estudantes de ensino médio e superior, para aproximá-las das Engenharias, Agronomia e Geociências; até a criação de um Selo de Igualdade de Gêneros, conferindo certificados para empresas cadastradas no Crea a partir da implementação de ações de eqüidade de gênero.

“Achei o encontro muito positivo, porque é uma forma da região Nordeste alinhar suas ações e atividades, trocar informações, conhecer o que cada um está fazendo em cada estado e buscar um objetivo regional comum. A uniformização das atividades vai fortalecer ainda mais o Programa Mulher no Nordeste e, consequentemente, a nível nacional. As mulheres saem ganhando e, as mulheres engenheiras mais ainda”, avaliou a coordenadora-adjunta do Programa Mulher do Crea-PE, Giani Câmara.

 

A reunião do Fórum Nordeste realizada em São Luís, no Maranhão, foi o segundo encontro dos presidentes de Creas da região Nordeste realizado este ano. Coordenado pelo engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE, o Fórum é a oportunidade de discutir temas importantes voltados para a melhoria do Sistema Confea/Crea/Mútua e de fortalecimento dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. Com agenda no Recife, o presidente do Crea Pernambuco, Adriano Lucena, ausentou-se deste segundo dia de debate. Representando o Conselho Regional, participaram da composição da mesa o diretor financeiro do Crea-PE, Isaac Sérgio Araújo de Brito, e o 2º diretor administrativo, Luiz Moura de Santana.

Pular para o conteúdo