Crea-PE integrará o GT da Alepe sobre a concessão do fornecimento de energia elétrica em Pernambuco

Grupo de Trabalho foi definido após a audiência pública, que contou com representantes da empresa Neoenergia

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, participou, nesta terça-feira (09), da audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para tratar sobre os “problemas e desafios no fornecimento de energia elétrica aos setores produtivos em Pernambuco”. A proposição foi apresentada pela deputada estadual Débora Almeida (PSDB), através de requerimento. Representantes da empresa Neoenergia, que tem a concessão para o fornecimento de energia elétrica em Pernambuco, também participaram do encontro.

Para o presidente Adriano Lucena, que integrou a mesa de abertura, o Crea-PE pode contribuir com o debate e a formação do Grupo de Trabalho. “O nosso Conselho vai integrar o grupo de trabalho para continuar esse debate e apresentar soluções que beneficiem não só os setores produtivos, mas toda a sociedade”, disse.

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PE, Roseanne Araújo, também participou da audiência pública . “Este é um debate muito rico, onde as pessoas têm a oportunidade de explanar suas dificuldades. Estamos em busca das soluções para todos esses problemas que vêm surgindo nos últimos meses”, concluiu. O Crea-PE foi representado ainda por Plínio Sá (Inspetorias Regionais do Crea-PE), Charles Jurubeba e Marcelo Sampaio (Assessoria Executiva do Crea-PE).

Durante a audiência pública, a deputada Débora Almeida destacou as diversas reclamações relacionadas com o fornecimento de energia no Estado. “Nós recebemos aqui na Alepe várias demandas e reclamações dos setores produtivos, da confecção, da avicultura, da pecuária, da construção civil sobre quedas constantes de energia e a demora no restabelecimento. E isso vem prejudicando muita gente”, frisou.

Com o auditório lotado de representantes dos setores produtivos, políticos de outras cidades do Estado e da sociedade civil, o participante Carlos Lisboa, de Santa Cruz do Capibaribe, uma das cidades que integram o Polo de Confecção do Agreste, cobrou um serviço de qualidade por parte da empresa Neoenergia. “O que está acontecendo é o descumprimento daquilo que está posto no contrato de concessão da Neoenergia, que é o fornecimento de energia de qualidade. E a gente percebe que isso não tá ocorrendo. Isso prejudica a cadeia produtiva e os trabalhadores”, enfatizou.

O superintendente técnico da Neoenergia, André Santos, fez uma apresentação sobre os investimentos da empresa em Pernambuco. Ele explicou que as principais causas para a interrupção de energia são as árvores na rede elétrica, chuvas, ventos, raios e incêndios na rede elétrica.  O superintendente falou do compromisso da empresa em melhorar os seus serviços. “Foi um debate onde a gente ouviu os nossos clientes e firmamos o compromisso com a comissão da Alepe para que o GT possa ir acompanhando os nossos planos para darmos as resposta a essas questões”, afirmou.

A audiência também contou com a participação dos deputados estaduais Mário Ricardo (Republicanos), que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, Edson Vieira (União), Waldemar Borges (PSB), Rodrigo Farias (PSB), Abimael Santos (PL) e Henrique Queiroz (PP).