Crea-PE

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação promete apoio à articulação pela ferrovia Transnordestina

Luciana Santos participou nesta segunda-feira (8) de almoço reunião no Sinduscon-PE onde conversou com integrantes do Movimento Transnordestina Já

Integrantes do Movimento Transnordestina Já, liderado pelo Crea-PE, reforçaram a articulação junto ao Governo Federal em defesa da retomada das obras da ferrovia. O grupo participou, nesta segunda-feira (8), do almoço-reunião do Sinduscon-PE com a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. Eles solicitaram apoio da ministra para um encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Eloisa Basto, integrante do Programa Mulher Pernambuco, representou o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, no evento. 

O professor Carlos Calado, que participa do Movimento pelo Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, expôs à ministra a importância da retomada da Transnordestina para o desenvolvimento de Pernambuco e dos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Calado explicou a necessidade do encontro com Renan Filho, quando seria entregue documento reivindicando a recomposição da malha ferroviária do Nordeste.

“O presidente Lula já reverteu a decisão do Governo anterior que retirou o trecho Suape-Salgueiro do projeto”, afirmou Luciana Santos. A ministra acrescentou que a retomada do projeto da ferrovia vai possibilitar o fluxo da produção do litoral ao sertão e se colocou à disposição para promover um encontro do grupo com o ministro Renan Filho.

O presidente do Sinduscon, Antônio Cláudio Couto, que integra o movimento também abordou a questão da retomada da ferrovia Tranordestina. Do Movimento estavam presentes ainda a presidente do Sinaenco, Mirtes Macedo, e o diretor da Fiepe, Fernando Teixeira.

Durante a reunião, Luciana Santos apresentou ainda um panorama das ações da pasta de Ciência e Tecnologia, com os investimentos realizados pelo atual Governo. Ela também falou sobre o financiamento às empresas da construção civil através do Finep. “O Banco do Nordeste tem recursos reembolsáveis para empresas de todos os portes”, garantiu a ministra.

 

Pular para o conteúdo