Crea-PE

Seminário no Recife reúne especialistas para debater a universalização do saneamento

Inspetor coordenador da Inspetoria Regional de Jaboatão dos Guarararpes representou o Crea-PE no evento, que aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro

O Crea-PE prestigiou o Seminário Nacional Saneamento & Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu pela primeira vez no Recife, na quinta (27) e sexta-feira (28), no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento foi promovido pelo Instituto Pró-Cidadania. O Conselho foi representado pelo engenheiro civil José Carlos de Souza Campos, inspetor coordenador da Inspetoria Regional de Jaboatão dos Guararapes.

Segundo José Carlos, nos dois dias de seminário ocorreram debates importantes para o setor. O inspetor destaca, entre eles, a universalização do saneamento. Segundo ele, o País tem um déficit muito grande no saneamento básico. São cerca de 30 milhões de brasileiros sem água tratada e 100 milhões sem tratamento de esgoto. Para o inspetor, a universalização vai abrir muitas oportunidades no mercado para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Outro tema importante debatido no evento, de acordo com o inspetor, foram as parcerias público-privadas (PPP) na universalização do saneamento. O tema foi abordado em um dos painéis, que teve a participação de representantes do Banco do Nordeste e do BNDES. “O evento contou com profissionais com larga experiência em todo o Brasil”, ressaltou José Carlos. O inspetor aponta ainda outro debate importante no evento: o contrato de performance, muito utilizado pelas empresas privadas na universalização do abastecimento.

Também estiveram no evento representantes de entidades públicas e privadas, a exemplo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) e da Associação Nacional das Concessionárias Privadas do Serviço Público de Água e Esgoto (Abecon), companhias de saneamento estaduais, além de profissionais da área de saneamento e engenharia. 

 

 

Pular para o conteúdo