Crea-PE participa da Operação Planalto realizada em conjunto com a Polícia Civil

Ação constatou vários estabelecimentos fabricando, de maneira irregular e ilegal, próteses dentárias no Edifício Brasília, no Centro do Recife

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participou, nesta quinta-feira (28), da Operação Planalto, realizada em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco e outros órgãos de controle. A ação foi deflagrada no Edifício Brasília, localizado na Rua Siqueira Campos, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, e constatou dezenas de estabelecimentos fabricando, de maneira irregular e ilegal, próteses dentarias. Os laboratórios estão espalhados em 15 andares do prédio. Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada uma coletiva de imprensa para repassar os detalhes da ação conjunta.

No local, foram interditados 25 estabelecimentos e apreendidas mais de 200 próteses. Das 52 pessoas autuadas em flagrante delito por infração de menor potencial ofensivo, 40 delas exerciam ilegalmente a profissão de técnico em prótese dentária. Além do Crea-PE, participaram da operação o Corpo de Bombeiros, o Procon estadual, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, a Neoenergia e o Conselho Regional de Odontologia.

Em relação às atividades desenvolvidas no âmbito da engenharia, a fiscalização do Crea-PE constatou várias irregularidades que colocam em risco a integridade do edifício e a vida dos usuários, inclusive, da vizinhança. Entre elas: instalações precárias, o uso de cilindros de gases liquefeitos, sistema de proteção contra incêndios danificado, reservatórios de água instalados de forma improvisada e elevadores sem manutenção. “Iniciamos as investigações solicitando ao condomínio do Edifício Brasília, responsável pelas condições de manutenção do prédio, documentos com os nomes dos responsáveis pelas análises técnicas do suporte a novas cargas e também de equipamentos que trazem risco a integridade da estrutura”, explicou o gerente de Fiscalizações, Naílson Pacelli.

Além da operação Planalto, as equipes de fiscalizações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia estão atuando em casos como o do desabamento da caixa d’água metálica do supermercado Pão de Açúcar, no bairro do Parnamirim; o acidente do Mirabilandia, onde uma professora de inglês foi arremessada de um brinquedo em movimento, e o incêndio no Mercado Público da Encruzilhada.