Crea-PE participa de colação de grau de engenharias civil, elétrica e de produção em Caruaru

Cerca de 60 novos formandos da Uninassau de Caruaru foram parabenizados pelo vice-presidente do Conselho, Stênio Cuentro, no início da vida profissional

A formatura de um aluno de graduação superior marca o encerramento de um ciclo acadêmico e o início da vida profissional. Para dar suporte nesta transição, o Crea-PE avalia que é de grande importância estar presente no momento que marca o final dessa etapa acadêmica. Foi o que aconteceu, na última segunda-feira (21), quando a direção do Conselho acompanhou as colações de grau das turmas de engenharia, agronomia e geociências da Uninassau de Caruaru, na segunda-feira (21). A formatura foi das turmas de engenharia civil, elétrica e de produção, com cerca de 60 novos profissionais no total.

“Agradecemos à universidade por ter formado os meninos. A tarefa de vocês está se encerrando neste momento e a partir de agora é a tarefa do Crea que se inicia”, discursou o vice-presidente do Crea-PE, Stênio Cuentro, que esteve presente na formatura.

Além dele, estiveram presentes também Bruno Lagos, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil do Crea-PE e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis Pernambuco (Abenc-PE); Charlles Freitas, inspetor coordenador da Inspetoria do Crea em Caruaru; Luana Lima, inspetora secretaria de Caruaru; e Manuella Uchôa, assessora da Inspetoria Caruaru. “A diretora da Uninassau de Caruaru, Aislane Belo, fez um registro muito satisfeita com a presença do Crea-PE neste evento”, observou Cuentro.

Na avaliação do vice-presidente, a responsabilidade do Crea-PE com estes novos engenheiros é para toda a vida profissional deles. Principalmente na chegada ao mercado de trabalho, na sua qualificação, no acolhimento às responsabilidades profissionais e técnicas que eles precisam desempenhar.

No seu discurso, Stênio Cuentro destacou o uso da tecnologia na vida profissional dos engenheiros. Não só do ponto de vista de equipamentos. O vice-presidente exemplificou a fala levando uma caixa que continha objetos como um lápis comum, uma caneta moderna, um celular de última geração e uma calculadora. Cada objeto era dotado de sua própria tecnologia, com sua história.

“Mas nada disso é mais importante. O mais importante é a tecnologia do seu pensamento, da sua força. Para isso eu trouxe essa caixa. Vou tirar todas as coisas daqui de dentro e quero tirar vocês daqui de dentro, para que vocês pensem fora da caixa”, exemplificou Cuentro.

O vice-presidente exemplificou os desafios na sua vida profissional. Principalmente no início dela, como dos recém-formados naquele evento. Os desafios, segundo ele, são constantes. E o Crea-PE está sempre pronto para ajudar seus profissionais a enfrentarem conjuntamente os problemas que surjam na área profissional. O Conselho tem na programação participar de todas as colações de grau dos futuros profissionais do sistema.