Crea-PE participa de reunião do GT de Acessibilidade e da II Feira de Inclusão em Goiânia/GO

O presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, participou em Goiânia, nos dias 17 e 18 deste mês, da 4ª Reunião do Grupo de Trabalho – Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidentes e da INTEGRAR – II Feira de Inclusão, Reabilitação, Acessibilidade e Tecnologia. Os eventos ocorreram no Hotel Sleep Inn e no Centro de Convenções de Goiânia, respectivamente.

Na última sexta-feira (17), ocorreu a abertura da reunião com os informes referentes às ações do Grupo. Estiveram presentes no encontro, os presidentes do Crea-GO Gérson Taguatinga, anfitrião do evento, do Crea-MT, Tarciso Bassan, e do Crea-MS, também coordenador do GT, Jary de Carvalho. Participaram da reunião os assessores Augusto Cardoso (Crea-GO), Nadja Glheuca Dutra (Crea-CE),  João Pedro Semer (Crea-SC), Givaldo Campos (Crea-MT), Robinson Freitas (Crea-TO), Denise de Albuquerque (Crea-DF) e Milena Adri (Crea-MS).
Ainda no dia 17, foi dado início também as atividades da Feira de Inclusão, seguido da palestra do presidente do CREA-MS, Jary de Carvalho. Já no sábado (18), o grupo de trabalho se reuniu para discutir assuntos técnicos, incluindo os aspectos relativos a revisão da NBR-9050, referente às obrigações e procedimentos técnicos de projetos e obras que permitem a plena acessibilidade. Para o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti,  o tema é fascinante e desafiador. “Fascinante por permitir a integração das pessoas portadoras de qualquer deficiência no ambiente social, trazendo a igualdade e a democracia para todos. E desafiador por se conhecer as dificuldades daqueles que lutam pela mudança da antiga cultura da sociedade, de não reconhecer totalmente o direito e as necessidades deste contingente que ainda continua submetido à segregação por falta das facilidades e dos dispositivos necessários à plena segurança de suas atividades sociais e produtivas, da locomoção e da mobilidade e, principalmente, do preconceito ainda muito forte com aqueles portadores de deficiências”, concluiu.
O GT – Acessibilidade e Mobilidade Urbana tem como missão acompanhar, realizar e coordenar reuniões e eventos, elaborar, apresentar e discutir propostas sobre o tema e, principalmente, trazer estes assuntos para deliberação no Colégio dos Presidentes. O Crea-PE, que integra o referido grupo técnico, tem participado efetivamente dos encontros, por meio de sua assessoria técnica de acessibilidade e nos encontros do GT durante as reuniões do Colégio.

Aproveitando ainda a passagem por Goiânia, o presidente do Crea-PE José Mário Cavalcanti visitou a sede do Crea-GO, sendo recebido pelo presidente do regional, Gerson Taguatinga. “O encontro foi muito oportuno. Conheci o sistema de controle de processos que tramitam no colegiado daquele regional, demonstrando a eficiência e rapidez no andamento das demandas dos profissionais, empresas e outros segmentos da sociedade”, disse José Mário.