Crea-PE

Crea-PE participa de sessão solene em homenagem aos 60 anos da UPE

Evento foi realizado na Câmara Municipal do Recife

Uma das instituições de ensino mais tradicionais do Estado, a Universidade de Pernambuco (UPE) completou 60 anos de história. E nesta quinta-feira (12), a diretora administrativa do Crea-PE, Giani Camara, representou o Conselho na reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, em homenagem à Universidade por suas seis décadas de compromisso com o ensino, a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento social em Pernambuco.

Giani Camara ressaltou a relevância e a tradição histórica da Universidade na formação superior de gerações de estudantes pernambucanos, especialmente nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. “O Crea-PE não poderia deixar de estar presente nessa celebração para homenagear uma instituição tão importante, reconhecida por sua qualidade e excelência na educação em nosso Estado”, afirmou a diretora.

A sessão solene foi proposta pela vereadora Cida Pedrosa e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. A homenagem reconheceu a trajetória de excelência da instituição no ensino, na pesquisa, na inovação e no desenvolvimento do Estado de Pernambuco. “A UPE é uma universidade que dialoga com o mundo, mas segue atenta às demandas da nossa região. Por tantas contribuições ao desenvolvimento da nossa sociedade, ela é motivo de orgulho para Pernambuco”, destacou a vereadora.

A UPE teve origem na antiga Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP), que reunia diversas unidades de ensino superior, além do Hospital Oswaldo Cruz, em 1965. Atualmente, a Universidade está presente em todas as regiões do Estado, conta com 17 unidades de ensino, três hospitais universitários e quatro escolas de aplicação. A instituição oferece mais de 65 cursos de graduação, 44 programas de pós-graduação stricto sensu e 119 de lato sensu, além de residências e cursos de MBA.

Em seu discurso, a reitora da UPE, Socorro de Mendonça Cavalcanti, destacou a força da universidade, consolidada como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Nordeste. “Este momento solene representa uma celebração das conquistas da UPE, que hoje está presente em todas as regiões do Estado, mas também reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento científico, tecnológico e social de Pernambuco e do Brasil”, declarou a reitora.

Pular para o conteúdo