Crea-PE participa do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco participa do 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores Agricultoras e Familiares de Pernambuco (CETTR-PE). O evento segue até esta quarta-feira (8), tendo como tema “Plantar Sonhos, Colher Esperança” e acontece no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste pernambucano. O Crea Pernambuco está sendo representado pela Inspetora Coordenadora Juliane Beatriz dos Santos Leal e pela Inspetora Secretária Monnykhe Lorena de Oliveira Melo, ambas da Inspetoria de Garanhuns.

No ano que marca os 60 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), o evento contou com apresentações de manifestações culturais, além de uma feira de produtos agroecológicos. Esses produtos (produzidos pela agricultura familiar), de acordo com dados das Nações Unidas (ONU), correspondem a mais de 80% de todos os alimentos produzidos no mundo.

“Os agricultores familiares têm grande relevância tanto para o abastecimento do mercado interno quanto para o controle da inflação dos alimentos do Brasil”, destacou Monnykhe Lorena, inspetora do Crea-PE em Garanhuns.

Ainda de acordo com a profissional, a aproximação do Conselho com os pequenos produtores ajuda a traçar um panorama das necessidades desses agricultores. “Ao estreitar os laços com agricultores familiares conseguimos ter uma noção da realidade desses profissionais. A partir disso, podemos contribuir com nossa estrutura, ajudando não só a área da agricultura familiar, mas toda a sociedade que depende dela”, concluiu.

Durante o evento, os participantes também discutiram as questões hídricas que envolvem o homem do campo. Uma vez que as políticas de saneamento básico nas áreas rurais ainda são escassas. “Infelizmente nosso saneamento básico está longe de ser o ideal para nossa população e no meio rural, esse benefício se torna ainda mais difícil. É necessário um cuidado ainda maior para proteger as nascentes que são fontes naturais de água subterrânea muito comuns nas áreas rurais. Logo é importante que recebam um tratamento específico para o saneamento, para que evite quaisquer tipo de contaminação”, destacou a inspetora Beatriz Leal.

Até chegar na mesa do consumidor, os alimentos produzidos pela cadeia da agricultura familiar percorrem, por vezes, um longo caminho. Para isso se faz necessário estradas de qualidade. Mais uma vez a engenharia é fundamental para a promoção do abastecimento alimentar nas cidades, como também aponta Beatriz Leal. “Boas estradas são importantes para a logística do transporte dos produtos e para a segurança do trabalhador que transita por essas rodovias”, resume.C

Segundo dados da organização do CETTR-PE, o evento reúne 500 participantes, entre delegados (as) de 175 sindicatos do Estado, além de convidados. O encontro também marca a eleição da nova diretoria da Fetape (gestão 2022 – 2026), que atualmente é presidida por Cícera Nunes. Para aqueles que desejam contribuir com a campanha solidária de arrecadação de donativos para as famílias que sofrem com os efeitos das chuvas em Pernambuco, o congresso está recebendo doações. A Fetape se responsabiliza pela logística para entregar alimentos, roupas, cobertores, materiais de higiene pessoal às famílias atingidas pelas fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife.