Crea-PE participa do 2º Treinamento Regional em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em Cupira

Presidente do Conselho, Adriano Lucena, participou da abertura do encontro, promovido pela Prefeitura de Cupira

Engenheiros civis, ambientais, gestores municipais ligados à Política de Resíduos Sólidos e demais profissionais da área participam, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no município de Cupira, Agreste Pernambucano, do 2º Treinamento Regional em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento, promovido pela Prefeitura de Cupira, contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Adriano Lucena, na abertura dos trabalhos. Na ocasião, o presidente conversou com os profissionais presentes sobre a importância de discussões como a proposta pelo evento e reforçou o convite para que os engenheiros, agrônomos e geocientistas presentes possam participar mais ativamente das atividades do conselho.

“A engenharia é aquela que promove o bem-estar social. Que leva água, saneamento e moradia digna às pessoas. Que constrói pontes, rodovias, ferrovias, energia limpa. É esse debate que temos que fazer e que nós, enquanto Conselho, fazemos questão de promover, como temos atuado na questão da Transnordestina, das barragens e contenções. Muitas das soluções passam pelas engenharias e é assim que acreditamos poder fazer mais por vocês, não somente os profissionais vinculados ao Sistema, mas toda a população”, defendeu.

De acordo com o engenheiro civil Daniel Vinícius, coordenador do Plano de Saneamento do município de Cupira, o treinamento executado hoje é fruto de um programa de treinamento internacional realizado pela Abrelpe em parceria com o governo da Suécia, onde foram selecionados gestores e representantes de municípios e consórcios de todo o Brasil pra uma capacitação voltada pra elaboração de planos regionais ou municipais de gestão integrada de resíduos sólidos.

“Durante a formação, realizamos três visitas técnicas, duas em São Paulo e uma na Suécia, com o intuito de ver os principais pontos de elaboração do plano, além de conhecer de perto o modelo de gestão sueco, que é referência mundial. Como contrapartida, temos a missão de compartilhar todo o conhecimento adquirido e através de um treinamento realizado pra todos os municípios da região e instituições, fazer com que esse conhecimento passe adiante e a gente consiga alcançar os objetivos principais da política nacional de resíduos sólidos”, explicou Daniel. A programação segue até a sexta-feira.