Lady Newton comanda a noite de sexta-feira (18) no Sextou no Crea com ART

Banda de rock, formada por três engenheiros e um psicólogo, aposta em músicas autorais e covers na apresentação que será transmitida pela TV Crea-PE, no YouTube

“Quem foi que disse que banda de rock tem que ser levada a sério?” Questiona a Lady Newton, a atração do Sextou no Crea com ART desta sexta-feira (18). Formada por três engenheiros e um psicólogo, a banda, como a própria anuncia no seu site, “desafia essa noção com muito humor e uma forma irreverente de interagir com os fãs. Tudo isso sem perder a essência do indie rock nacional, com riff, letra e sotaque próprios”.

Com cinco anos de banda, a Lady Newton está na fase de apostar em músicas autorais. Já tem quatro composições lançadas: Ampulheta, Sevilha, Carta de Despedida e Imaginário Amor, lançada no final do ano passado. O quarteto é composto por Caio Neves, 30 anos, Diogo Leal, 29 anos, engenheiros mecânicos, Vitor Parente, 30 anos, engenheiro eletricista, e Lucas Campelo, 26 anos, psicólogo.

Este ano marca a primeira turnê da Lady Newton. A banda tocará no Recife, Maceió e Aracaju, junto das atrações Supercombo e Plutão Já Foi Planeta, nos dias 10, 12 e 13 de março. Será uma turnê conjunta com a Duque de Arake, organizada pela produtora Tedamídia. Na apresentação do Recife, também terá a participação da Dead Queen.

O grupo aproveitou a reclusão imposta pela pandemia para compor e ensaiar. Nos planos, está o lançamento de seu primeiro EP. Além dos trabalhos autorais, o quarteto criou um site da banda. Lá é possível ouvir as músicas, conhecer a história da banda, que ganhou até uma versão em quadrinhos. Para conhecer o site, clica aqui.

A primeira formação da banda tinha a base total nas exatas, com quatro engenheiros. A reunião deles começou de forma despretensiosa, quando se juntavam para ensaiar e tocar as músicas favoritas. Até perto da formatura, a banda nem nome definido tinha. Depois de várias sugestões, chegaram ao consenso de homenagear Isaac Newton pela relação das suas leis e descobertas com a engenharia.

O baterista da primeira versão da banda optou entrar na área acadêmica. Sua saída abriu vaga para o único não engenheiro do grupo. “A gente brinca dizendo que é a cota de humanas para equilibrar a banda”, explica Caio, justificando a entrada de Lucas Campelo.

E humor é o que não falta entre os integrantes da banda. No site da Lady Newton, sobra descontração na descrição dos integrantes do grupo. A começar por Caio Neves: “Graduado em engenharia mecânica, empresário do ramo de extintores durante o dia e à noite tem o papel de Frontman da banda. Musicalmente, Caio sempre buscou aprender com professores mais experientes, ele faz aula de canto e de guitarra, para poder dar o seu melhor na Lady Newton. Caio sempre foi empreendedor e a Lady virou o seu laboratório para experiências (nem sempre bem sucedidas) em marketing e gestão. Os meninos precisam frear de vez em quando, senão ninguém aguenta tanta coisa ao mesmo tempo!”

A descrição de Vitor Parente diz o seguinte: “graduado em engenharia eletrônica, Vitor trabalha atualmente no departamento de tecnologia de uma empresa de mídia e comunicação. Vitor sempre foi autodidata e desenvolveu suas habilidades na guitarra escutando os grandes virtuosos do rock. Vitor é perfeccionista e cabe a ele a palavra final na organização de quais músicas entram no nosso setlist. Vitor é a alma da banda, a sua guitarra toca os solos que fazem a plateia ir à loucura e se perguntar como não conheciam a Lady Newton antes”.

“Graduado em engenharia mecânica, engenheiro de projetos de uma das maiores montadoras de carros do País. Diogo é o baixista mais querido do Recife. Ele foi a peça que faltava para começar a banda e chegou para ficar. Além do baixo, Diogo também é vocalista e canta algumas músicas do nosso setlist. Um rapaz de ouro, Diogo é o árbitro entre as frequentes discussões entre Caio e Vitor. Diogo é quem dá o ponto final e desempata o argumento, ele é o verdadeiro RH da banda”, destaca a descrição de Diogo Leal.

Por fim, Lucas Campelo: “Lucas é formado em Psicologia, e é a mais nova adição ao time da Lady Newton. Ele entrou substituindo Eduardo (Brasa) em alguns shows, e acabou ficando na formação oficial quando Brasa não pode mais ensaiar devido ao trabalho. Apesar de ter entrado depois, a sintonia com Lucas foi imediata, ele é um excelente baterista e é tão brincalhão quanto o resto da banda. Cabe a ele usar seu dom da psicanálise para curar as loucuras dos outros membros!”

Para embalar a noite da sexta, os meninos prometem um rock descontraído e fora da caixa. Tanto de músicas autorais quanto de covers. O show será transmitido, a partir das 19h, pela TV Crea-PE, no YouTube, com a apresentação da jornalista Danielle Ferro. No novo formato do Sextou, os programas são realizados no estúdio Cine TV Nordeste. A reformulação do projeto conta com a parceria entre o Crea-PE e a Copergás.

As apresentações ficam gravadas no canal para quem não conseguir acompanhar no dia ou se quiser ver de novo. O Sextou é um espaço criado pelo Crea para apresentar talentos de profissionais das engenharias, agronomia e geociências nas áreas artísticas, seja no cinema, música, teatro, literatura ou artes plásticas. Para os profissionais das engenharias, agronomia e geociências interessados em participar do programa, basta entrar em contato pelo telefone (81) 9 8759.1084, que também é WhatsApp.

PAPEL SOCIAL
Além de abrir um espaço para divulgação de trabalhos e talentos dos profissionais do sistema, o Sextou tem um papel socioeducativo, com o incentivo à leitura. O Crea está recolhendo doações de livros, podendo ser publicações de todas as áreas.

Os livros doados podem ser entregues na sede do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro, Recife. Além de poder entregar também nas inspetorias do Conselho de suas cidades. As doações serão destinadas a instituições públicas: bibliotecas e escolas públicas.