Crea-PE participou da programação do 4º Inovar em Brasília

Encontro reuniu representantes de todos os Creas para discutir soluções inovadoras para o Sistema Confea/Crea e Mútua

O superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Alencar, e a fiscal Ellen Bezerra estiveram em Brasília, entre os dias 27 e 29 de novembro, representando o Conselho no 4º Encontro Nacional de Inovação (Inovar) do Sistema Confea/Crea e Mútua. A iniciativa reuniu representantes de todos os Creas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para a discussão de propostas inovadoras e tecnológicas para os desafios enfrentados nas unidades de gestão.

A programação do evento foi extensa e contou com atividades como oficina de Design Thinking, palestras, Espaço Conexão para a apresentação das ações inovadoras de cada regional e o Fórum Inovar, voltado à discussão dos resultados do diagnóstico de inovação do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Alencar, explicou que foram realizadas diversas ações formativas ao longo de 2023 até a culminância do evento. “Foram três dias de muito trabalho em Brasília para fechar a articulação de propostas inovadoras para melhorar gradativamente os processos de gestão nos Conselhos regionais”, pontuou.

Foram discutidas propostas para os seguintes eixos: processo de concessão de benefícios, atendimento de excelência, atuação sistêmica entre Confea, Crea e Mútua; modelo de inovação e comunicação estratégica.

Ainda de acordo com Bertrand, entre as propostas apresentadas pelo Crea-PE estão a melhoria do controle do recebimento de diplomas para redução do risco de falsificação do documento, diante do número de faculdades abertas; e programas de estímulo aos profissionais.

Espaço Conexão – O Crea-PE apresentação iniciativas ações da gestão dos anos de 2021, 2022 e 2023 com destaque para os programa Crea Junior, que tem como pilar o desenvolvimento de novas lideranças e o incentivo à prática do exercício profissional; o Crea Qualifica  para promover qualificação de colaboradores, inspetores e conselheiro; e o prêmio Crea-PE de Inovação e Sustentabilidade da Engenharia, Agronomia e Geociências, que visa valorizar o desenvolvimento tecnológico e socioambiental da engenharia pernambucana. Além do Comitê Tecnológico Permanente, criado em 2016, para a promoção de iniciativas visando o fortalecimento institucional das profissões que integram o Sistema e o desenvolvimento técnico, tecnológico das atividades.

Na ocasião, também foram destacados os resultados das ações de 2022 e 2023, a exemplo, de 70 cursos realizados e 2 mil profissionais qualificados. Além da reaproximação dos profissionais ao Conselho, a reintegração ao mercado de trabalho e a contribuição para o desenvolvimento das regiões.