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Crea-PE prestigia o seminário Conexões Transnordestina em Salgueiro

Evento contou com a participação de representantes do CTP, do movimento Transnordestina Já e da Inspetoria Regional do município

A situação atual e o futuro do modal ferroviário em Pernambuco foram o foco do seminário Conexões Transnordestina, em Salgueiro, nesta quinta-feira (24). O evento contou com a participação do Crea-PE, representado pelo engenheiro civil Maurício Pina, do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), o engenheiro civil Fernando Jordão, o presidente do Sindicato dos Ferroviários do Nordeste,  Luis Cláudio Gomes, e Fernando Ramos, do Sindicato dos Petroleiros. O inspetor coordenador do município, Ycaro Carvalho.  O encontro foi o primeiro de uma série de sete promovidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pelo portal Movimento Econômico.

O Crea-PE tem promovido e participado dos debates sobre a importância da conclusão da ferrovia Transnordestina para Pernambuco. A retomada das obras terá impactos econômicos e sociais, além da geração de emprego e renda para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. A ferrovia está paralisada desde 2010, com a conclusão de apenas 181 dos 542 km previstos no traçado entre Salgueiro e Suape.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, defendeu a união dos pernambucanos em torno da obra. “A ferrovia dialoga com a interiorização do desenvolvimento”, destacou. Segundo ele, a Transnordestina terá uma área de influência de dois mil municípios do Nordeste. “Nossa luta é para que os investimentos que foram para o Ceará venham também para Pernambuco”, declarou o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD). 

Cabral explicou que os seminários sobre a ferrovia vão percorrer todo o Estado para compartilhar informações e ouvir críticas e sugestões sobre o processo de retomada, que está na fase de elaboração dos projetos técnicos e executivos. Segundo ele, uma das novidades nesse processo é um estudo de viabilidade sobre a retomada do trem de passageiros, iniciando pelo trecho entre Recife e Caruaru.

Especialistas avaliam projeto da ferrovia

Para o professor  Maurício Pina, é necessário que a Infra S.A – responsável pelas obras da ferrovia no Governo Federal – interaja com o meio técnico local, a exemplo do Crea-PE e das universidades. Pina alertou para a necessidade também de discutir as prioridades e apontou erros na construção. “A ferrovia deveria ser construída do porto para o interior”, afirmou. As obras da Transnordestina em Pernambuco tiveram início em Salgueiro e foram paralisadas no município de Custódia, também no Sertão. 

Fernando Jordão, professor e ex-superintendente da RFFSA, apontou problemas técnicos no projeto da ferrovia, a exemplo da bitola que, segundo ele, foi definida sem audiência com técnicos da área. “A operação vai se defrontar com os pecados originais da obra”, afirmou. Segundo ele, a tarifa final para os usuários pode impactar na concorrência da ferrovia em Pernambuco.

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